Niterói revoga doação para hospital de campanha de SG
A Câmara de Niterói revogou na sessão desta quarta-feira (3) a autorização parlamentar para a doação anunciada há cerca de dois meses pelo prefeito Rodrigo Neves de R$ 45 milhões dos cofres municipais para a construção de um hospital de campanha em São Gonçalo. A decisão foi anunciada no mesmo dia em que o governador Wilson Witzel rompeu o contrato com a organização social Iabas, contratada pelo governo estadual por R$ 823 milhões para construir e gerir sete hospitais de campanha no Estado do Rio.
Embora a revogação tenha sido uma iniciativa parlamentar, Rodrigo justificou, em sua live desta quarta-feira que a medida se deu em função da ausência de um detalhamento do programa de trabalho relativo à construção do hospital. Apesar de haver formalizado o protocolo com o governo do estado, Niterói não chegou a fazer nenhum repasse financeiro desses recursos.
Na mesma live Rodrigo também informou haver falado diretamente com o prefeito de São Gonçalo, a quem prometeu, a título de compensação, que Niterói assumiria ajudaria a cidade vizinha fazendo a sanitização de ruas e fornecendo 20 respiradores para ajudar no aparelhamento da rede de saúde gonçalense.
A informação foi recebida com surpresa pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Niterói, que desconhecia a oferta feita pelo prefeito de Niterói ao de São Gonçalo. Mesmo sendo favorável ao socorro oferecido ao município vizinho, o parlamentar estranhou que a proposta não tivesse sido apresentada inicialmente à Câmara de Vereadores.
"Temos por São Gonçalo um sentimento fraterno e qualquer ajuda que puder ser dada contará com o nosso apoio. Mas esse tipo de transferência de recursos da cidade de Niterói não pode ser feita sem a aprovação da Câmara", ponderou Paulo Eduardo.
Comments