top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Niterói sanciona 1ª lei municipal de moradia universitária do Brasil

Atualizado: 14 de abr.

Em um encontro que reuniu todo o secretariado municipal, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e lideranças estudantis, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sancionou na sexta-feira (11/4) a lei que cria o Programa Aluguel Universitário. A iniciativa pioneira prevê um auxílio de R$ 700 mensais para estudantes de ensino superior que optarem por morar no Centro da cidade.

Foto: Lucas Benevides /  Prefeitura de Niterói
Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância da política pública, construída em diálogo com o movimento estudantil e inspirada nas necessidades da juventude niteroiense.


“A juventude de Niterói tem vez, tem voz. Vamos assinar, junto com o movimento estudantil da cidade, essa lei que foi pensada com muito carinho e participação dos jovens. É a primeira lei municipal de moradia estudantil universitária do Brasil. Temos 75 mil universitários em Niterói e queremos reter esses talentos e movimentar o Centro”, afirmou Rodrigo Neves.


O coordenador de Juventude de Niterói, João Pedro Boechat, ressaltou o caráter coletivo da construção da proposta.


“Esse é um plano construído a muitas mãos, que tem como marca da gestão a integração. Essa é a melhor política de habitação estudantil do Brasil. Ainda este ano, vamos lançar o edital para que os estudantes possam se inscrever e ter acesso ao benefício”, explicou.


Para os estudantes, a criação do auxílio representa uma conquista histórica. Yana Santana, aluna do curso de Direito da UFF e integrante do Centro Acadêmico, celebrou a iniciativa.


“É uma conquista inimaginável. A gente, enquanto estudante, muitas vezes nem pensa que o poder público vai olhar tanto para a nossa vida. Saímos das nossas cidades de origem para realizar um sonho e transformar a vida da nossa família. Todo estudante de universidade pública ou privada precisa desse apoio. O Centro oferece acesso e muitas oportunidades”, disse.


O reitor da UFF, Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, também participou do evento e destacou o papel da parceria entre a universidade e o poder público.


“Essa é uma política pública integrada, que promove o bem-estar dos estudantes e incentiva a economia da cidade. Niterói é uma cidade conectada com o desenvolvimento e com as necessidades dos jovens. A equipe da UFF contribuiu com a construção desse programa com base na nossa experiência em moradia estudantil. É um orgulho participar desse momento”, afirmou.


Sobre o Programa Aluguel Universitário


O programa, aprovado pela Câmara Municipal, prevê auxílio financeiro de R$ 700 para estudantes da UFF e de instituições privadas que morem no Centro de Niterói. O benefício será destinado a alunos com renda familiar de até três salários mínimos e terá duração inicial de um ano, com possibilidade de renovação até a conclusão do curso.


As regras detalhadas e o edital de inscrição serão divulgados nos próximos meses nos canais oficiais da Prefeitura de Niterói.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page