top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Niterói tem 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

A Prefeitura de Niterói inicia, nesta quarta-feira (20/11), a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A iniciativa integra o calendário internacional de combate à violência de gênero, com um diferencial brasileiro: a inclusão do Dia da Consciência Negra, destacando a interseccionalidade entre raça e gênero. As atividades seguem até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Divulgação

A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher e tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e o poder público para enfrentar as diversas formas de violência contra mulheres e meninas, como agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais, todos tipos de violência de gênero. As ações também buscam fortalecer a criação e implementação de políticas públicas que garantam a proteção e os direitos das mulheres.


A programação em Niterói inclui palestras, rodas de conversa, exposições, eventos culturais e oficinas educativas. A organização ocorre em parceria com coletivos femininos, movimentos sociais e instituições públicas e privadas. A proposta é criar espaços de diálogo e conscientização, ampliando o alcance da campanha para mulheres de diferentes contextos e realidades.


A secretária municipal da Mulher, Thamyris Elpídio, destacou a importância da campanha como um momento de união e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.


“Os 21 Dias de Ativismo são mais do que uma campanha; são um chamado para que a sociedade assuma sua responsabilidade no enfrentamento à violência contra a mulher. Em Niterói, trabalhamos para garantir que cada mulher tenha acesso à informação, apoio e proteção necessários para viver com dignidade e segurança. Essa é uma luta que exige o compromisso de todos nós”, afirmou Thamyris.


A secretária reforça que a participação da sociedade é fundamental para fortalecer as ações de prevenção e acolhimento.


Programação completa:


Evento: Cura através da Dança - Apresentação solo de dança cigana

Data: 20/11

Hora: 10h

Local: Auditório do Caminho Niemeyer


Responsável: Associação das mulheres empoderadas

Evento: Culinária de axé -Mulheres de axé

Data: 20/11

Hora:10h

Local: Horto Fonseca


Evento: Roda de conversa no dia de comemoração da Consciência Negra

Data: 21/11/2024

Hora:14h

Local: Centro de convivência e cultura D Ivone Lara - r. Carlos Maximiano, 61


Evento: Café, Mulheres e Networking / Tema: Comemoração do mês do empreendedorismo: Oportunidades para empreender em 2025

Responsável: Centro de Convivência e cultura D Ivone Lara

Evento: Café com a vizinhança

Data: 29/11/2024

Hora: 09h

Local: Centro de Convivência e Cultura D Ivone Lara - Rua Carlos Maximiano, 61 - São Lourenço


Evento: Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT - CLIN 2024)

Data: 29/11

Hora: 13h

Local: Rua Indígena, 72 São Lourenço - Niterói


Evento: Evento que reúne o empreendedorismo feminino local. Espaço para criatividade, network e conexões entre mulheres

Data: 29/11

Hora: 13h

Local: SPAZZO Piratininga


Evento: Educadora financeira e contadora de ong

Data: 30/11

Hora: 19h

Local: On-line - teams


Evento: Exibição de um Curta sobre Violencia doméstica contra a mulher

Data: 02/12

Hora: 15h


Local: On line


Evento: Escuta e Ação: Por um basta a violência contra a mulher

Data: 04/12

Hora: 10h10

Local:E. M. Paulo Freire, Fonseca, Niterói


Evento: Uma tarde para cuidar de quem cuida

Data: 05/12

Hora: 14h

Local: CEAM (Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro, Niterói)

Serviços: Massoterapia, manicure, cabelo, limpeza de pele e trancista.


Evento: Roda de conversa com duração de 1h30 com participação do público

Público alvo: famílias, mães e pais, advogados, psicólogos, assistentes sociais e qualquer pessoa a quem interessar o tema.

Data: 09/12

Hora: 9h30

Local: Espaço Empreender


Evento: Quebrando o Silêncio: A Violência contra a Mulher e os Ciclos de Abuso

Data:10/12

Hora:18h

Local: Sala Carlos Couto


Evento: Em ação - Encontro com roda de conversa sobre identificação da violência doméstica, orientação jurídica para trazer clareza na identificação da violência sofrida e as medidas a serem tomadas. Contamos com parcerias de Advogadas, psicólogas, psicanalista, médicas e acolhedoras

Data: 12/12

Hora: 15h

Local: Sala de reunião Espaço Empreender.


Evento: Violência invisível: O impacto do abuso psicológico na mulher

Data: 14/12

Hora: 10h

Local: Casa do projeto social educar localizada no Largo da Batalha


Evento: Participação inclusiva no empreendedorismo com a cultura ancestral das tranças como forma de qualificação profissional e resgate da auto estima das mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.

Data:15/12

Hora:12h

Local: Campo de São Bento


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page