Niterói amplia iniciativas voltadas para a 1ª infância

A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo e ampliando uma série de iniciativas voltadas para promover mudança de comportamento no cuidado de crianças até 6 anos. Recentemente, o prefeito Axel Grael, assinou uma carta-compromisso com a Primeira Infância e também como parceiro da ação Pé de Infância, iniciativa da Urban95 que busca promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam este período crucial da vida das crianças. E, na quarta-feira (18/8), entrou no ar, via plataforma digital Colab, uma consulta pública voltada para os pais e pessoas que cuidam de pequenos nesta faixa etária.

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

A consulta pública pode ser acessada no site e ficará disponível até o dia 7 de setembro. O objetivo da pesquisa é saber como é o dia a dia destes pais e cuidadores para a elaboração de projetos voltados para este público, crianças de 0 a 6 anos e, também, para as gestantes. São perguntas voltadas para a forma como estas pessoas se relacionam com as crianças, como são e quais são os tipos de brincadeiras, quais os locais onde brincam, entre outras.


“Nos últimos oito anos, a Prefeitura construiu mais 23 escolas, chamadas de Unidades Municipais de Educação Infantil, as Umeis. Então, na área de educação, já tinha uma prioridade para a primeira infância. Trazer este olhar para que a primeira infância saísse dos muros das escolas já estava no nosso planejamento. A Rede Urban95 nos trouxe ainda mais estímulo e uma metodologia para desenvolver isso de forma planejada. É uma parceria que veio em ótima hora e que está funcionando muito bem”, disse Axel Grael.


Para ser desenhado, o projeto Pé de Infância contou, por um lado, com premissas científicas, por outro, com cartografias afetivas das comunidades, participação de gestores dos municípios e participação de especialistas em Primeira Infância. Tudo para criar uma caixa de ferramentas que ajude cuidadores de crianças pequenas a incluir três comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante a primeira infância.


A partir destas ferramentas de desenvolvimento foi elaborado um programa de atividades em diálogo com a cultura e as necessidades da comunidade local. Esse programa vai ocupar ruas, calçadas e equipamentos públicos como parques e praças, entre outros espaços. O Pé de Infância ainda abrange canais de comunicação entre Prefeitura, famílias, cuidadores para compartilhamento de informações e experiências relacionadas à primeira infância.


“Niterói trabalha de forma integrada nos projetos relacionados a Primeira Infância. Hoje, cerca de 40 gestores atuam ativamente nos projetos desenvolvidos em parceria com a Urban 95. Além disso, estamos investindo na conscientização das amplas necessidades da Primeira Infância, o que facilita a integração das Secretarias. Niterói também aposta na troca de experiências com outros municípios, o que nos proporciona a possibilidade de conhecer a realidade de diferentes locais e abre caminhos para futuras parcerias, como por exemplo, contato com alguns municípios parceiros da Urban 95, como Fortaleza, Jundiaí e Boa Vista”, contou a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga.


A Rede Urban 95 destaca que é nesta fase da vida que, atenção, motivação e sociabilidade, características imprescindíveis para um bom desempenho na escola, nas relações interpessoais e no trabalho dão seus primeiros passos. Iniciativa da Fundação Bernard van Leer – instituição privada internacional que há 50 anos desenvolve e compartilha o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância no Brasil e em outros países do mundo – a Urban95 busca promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros seis anos, cruciais da vida das crianças.


Por esse motivo, esta iniciativa trabalha com urbanistas, planejadores, designers e autoridades municipais. A partir dessa ação em conjunto, visa melhorar dois fatores críticos no desenvolvimento da primeira infância: a qualidade e a frequência das interações entre crianças pequenas e seus cuidadores, bem como o bem-estar desses cuidadores.

300x250px.gif
728x90px.gif