top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Niterói apresenta ações para promover integridade


Para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Prefeitura de Niterói apresentou, nesta quinta-feira (9/12), no auditório do Caminho Niemeyer, ações de integridade de órgãos e entidades da administração pública municipal, de acordo com as diretrizes do Plano Previne Niterói.

ree
O prefeito Axel Grael fala durante o evento / Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Lançado no primeiro semestre deste ano pela Controladoria Geral do Município (CGM), o Plano Previne Niterói tem o objetivo de intensificar e valorizar a cultura da integridade e do compliance na administração pública. O Plano possui um conjunto sistematizado de mecanismos, boas práticas e procedimentos com o objetivo de eliminar fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, além de aumentar a transparência e os canais de comunicação com a sociedade.


A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e a Secretaria Municipal de Administração (SMA) foram escolhidas para representar todos os órgãos da administração municipal e apresentar os planos de integridade de cada pasta.


Além do prefeito de Niterói, Axel Grael, estavam na mesa do evento a controladora-geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino; a secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz; o secretário municipal de Administração, Luiz Vieira; o procurador-geral de Niterói, Michell Maron; e a promotora do Ministério Público estadual Renata Scarpa. Também estavam presentes no auditório do Caminho Niemeyer outros secretários e representantes de vários órgãos da administração municipal.


O prefeito Axel Grael destacou que consolidar a cultura da integridade é fundamental para a administração pública atender às expectativas da população e ser reconhecida pela excelência dos serviços prestados.


“O cidadão espera que a Prefeitura entregue serviços de qualidade. As ações de integridade do Plano Previne Niterói precisam dominar toda a gestão municipal. A cultura da integridade faz com que a população tenha confiança de que os impostos são aplicados da melhor forma. A cultura da administração pública no Brasil sempre foi a do medo de errar. O medo de errar é o maior inimigo da inovação. Quando mapeamos os riscos e temos controle da gestão, estimulamos todas as áreas a se superarem. Nosso objetivo é que a Prefeitura dissemine a cultura da integridade por toda a cidade”, afirmou Axel Grael.


A controladora-geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, afirmou que o Plano Previne Niterói é uma política de governo e não um projeto com início, meio e fim.


“O Plano nasceu na CGM e hoje é de toda a Prefeitura. As boas práticas e as ações de integridade combatem fraudes, atos de corrupção e o nepotismo. Mas também aumentam a eficiência administrativa, reduzem a sonegação fiscal, atraem investimentos, possibilitam a inovação e proporcionam mais confiança em servidores, fornecedores e nos órgãos de controle. Sempre teremos desafios, mas já avançamos muito para fazer de Niterói uma cidade referência em eficiência, transparência e integridade na administração pública”, reforçou a controladora-geral.


Em 2022, a CGM vai conceder selos e certificações, respectivamente, a órgãos da administração municipal e a servidores públicos que se destacarem nas ações de integridade e compliance. A Controladoria também vai conceder certificados de mérito para pessoas da sociedade civil que atuam na promoção e na defesa de boas práticas de integridade.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói





Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page