Niterói Chess Open ganha escultura que homenageia o MAC
O Niterói Chess Open acaba de ganhar uma escultura-símbolo, criada pelo artista Tiago Pinheiro da Silva, e que mescla a peça do Rei, a mais importante do jogo de Xadrez, aos contornos do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, uma das joias do arquiteto Oscar Niemeyer. A obra de Thiago é uma homenagem à cidade que acolhe o evento, reconhecido como o melhor torneio de Xadrez do Brasil.
O escultor conta como foi o processo de criação:
“A ideia partiu dos organizadores do Niterói Chess Open, que me perguntaram se eu conseguiria criar peças de Xadrez com base no design do MAC. Essa ideia foi o ponto de partida de um trabalho muito árduo onde eu busquei juntar a forma do MAC com a do Rei do clássico modelo de jogo de Xadrez Staunton 1849. Errei diversas vezes. Foram meses trabalhando até chegar ao resultado final”, revelou Tiago, sem esconder a satisfação com sua obra.
A escultura ficará em exposição no Salão de Convenções do Hotel H, sede do evento, durante todo o período de realização, de 1 a 7 de setembro.
Sobre o evento
O Niterói Chess Open está em sua segunda edição e distribui a maior premiação dentre todos os torneios do país (35 mil reais), reunindo 250 enxadristas de 9 nações e 16 estados, sendo 10 Grandes Mestres Internacionais.
Além do Torneio Aberto do Brasil (II Niterói Chess Open 2022), a programação inclui a Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano, o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2022 e o Torneio de Blitz (Nikity Blitz 2022).
O Niterói Chess Open é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
Comments