Niterói completa 448 anos com fé no futuro
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Niterói completa 448 anos com fé no futuro

Por Mehane Albuquerque


Uma cidade mais justa, mais inclusiva e acolhedora, com políticas públicas e planos de desenvolvimento econômico e social que contemplem as reais necessidades dos cidadãos e cidadãs. Uma cidade mais saudável, mais segura, mais acessível e transparente, sustentável e não poluidora. Uma cidade inteligente, afinada com a ciência, com a produção de conhecimento, com a tecnologia e a inovação, onde mais oportunidades se abrem para todos e todas. Ao completar 448 anos nesta segunda-feira (22/11), Niterói ainda tem muitos problemas a resolver para se tornar o 'lugar ideal', mas já percorreu uma boa parte do caminho. O município vem ocupando nos últimos anos uma posição de destaque no ranking das melhores gestões locais do país, principalmente na condução da pandemia e na administração financeira responsável.

Divulgação

São muitos os motivos para comemorar o 22 de novembro de modo especial este ano. Entre eles, a superação da fase mais aguda da crise sanitária, e principalmente, o que se pode vislumbrar em um futuro não muito distante. Depois de enfrentar o pior período imposto pela covid-19, finalmente é possível para os niteroienses enxergar a tal 'luz no fim do túnel' e começar a viver mais intensamente a nova realidade, o 'novo normal'.


Não foi à toa que o tema escolhido para o Natal em Niterói este ano foi a 'esperança'. E se cada aniversário é uma espécie de renascimento, que coincide com o sentimento de renovação que é comum nos finais de ano, a sensação desta vez é de que os 448 anos da cidade marcam a abertura de um novo começo, de muito trabalho e construção, mas com alegria e fé no que está por vir.


Aniversário em grande estilo


Com a população adulta imunizada, as comemorações oficiais estão de volta, assim como os eventos presenciais, que foram reunidos em uma agenda de shows e atividades em cartaz na cidade desde meados de novembro. O ponto alto da programação será nesta segunda-feira (22/11), data do aniversário, com realização da missa tradicional, inauguração de duas estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo, lançamento de um livro com histórias sobre o Campo de São Bento e inauguração da iluminação de Natal na cidade.

Divulgação

Às 9h, o Arcebispo Emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena, celebra missa na igreja São Lourenço dos Índios. Duas estátuas em homenagem ao ator Paulo Gustavo serão inauguradas no Campo de São Bento. Uma com a imagem do humorista, e a outra reproduzindo seu personagem mais conhecido, a dona Hermínia. As duas estátuas terão 1,82cm.


Para completar as homenagens ao artista, em dezembro vai acontcecer o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, que incluirá pontos famosos da cidade exaltados nas obras do comediante, como a Ilha de Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o calçadão de Icaraí, o Campo de São Bento, a Confeitaria Beira-Mar e a Praça do Rádio Amador.

Estátua de Dona Hermínia, obra da artista Jo Grassini / Divulgação

Uma das áreas de lazer mais bucólicas e mais representativas de Niterói será retratada com o lançamento do livro “Campo de São Bento – trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz”.


A publicação da Fundação de Artes de Niterói, por meio da Niterói Livros, acontecerá no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O livro foi produzido por profissionais dedicados e apaixonados pelo Campo, que enviaram fotos e depoimentos para a publicação, após serem convidados por meio de uma consulta pública realizada pelas redes sociais da Prefeitura.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca a importância de Niterói celebrar os seus 448 anos.


“O niteroiense merece ser presenteado. Nesses momentos difíceis que passamos, a população sempre atendeu ao chamado da Prefeitura, obedecendo e cumprindo as medidas sanitárias. Foi uma grande parceria entre o poder público e os moradores. Não pudemos fazer o último aniversário, mas agora estaremos com programações dentro do nosso Plano do Novo Normal. Homenagear o Paulo Gustavo e ter um livro sobre o Campo São Bento são presentes que devem se perpetuar na memória do niteroiense. Os dois remetem a lembranças agradáveis que todos queremos ter e não queremos esquecer. Iluminar a cidade nesta data é um sinônimo de esperança como o tema natalino deste ano “, observa ele.

Divulgação

Memória histórica e afetiva


Na ocasião do lançamento do livro, estará presente a mãe do ator Paulo Gustavo, Dea Lúcia Amaral, a quem a publicação é dedicada. A obra foi dividida em quatro seções. Intitulada ‘O Campo, a cidade e a vida – notas sobre o Campo de São Bento’, a primeira traz um texto da historiadora Andréa Telo da Corte que situa o parque na história da formação de Niterói, permeado por imagens antigas da cidade.


A segunda, ilustrada com um infográfico do responsável pelo projeto gráfico do livro, André Barroso, e por um belíssimo ensaio fotográfico de Paulinho Muniz e Leo Zulluh, “Você está aqui” oferece ao leitor informações completas sobre a geografia do Campo de São Bento.


Assinada pelo jornalista e historiador Carlos Eduardo Lima, a terceira seção se chama ‘O Campo de São Bento como guardião da identidade de Niterói’ e remonta à história contemporânea dessa bela área verde da cidade. O melhor dessa parte – considerada o pulmão do livro – são as fotos e depoimentos enviados por niteroienses e forasteiros apaixonados.


Nesta seção do livro, estão fotos e citação às gravações dos filmes da série “Minha mãe é uma peça”, de Paulo Gustavo. Os leitores vão reviver cenas do personagem principal, Dona Hermínia, no Campo. “A revitalização do Campo de São Bento: 2018-2020” encerra o conteúdo com os resultados da reforma do espaço, que recebeu melhorias após sugestões coletadas em uma consulta pública. A seção apresenta imagens das obras registradas por Alexandre Moraes, biólogo e fiscal da implantação do novo paisagismo do Campo de São Bento.


O livro estará disponível para consulta e leitura na Sala dos Selos, na Biblioteca Parque de Niterói, a partir desta quarta-feira (24/11), e também no formato de eBook no Aplicativo Niterói Livros, em 2022. Quem participou do processo de produção do livro terá direito a um exemplar e o selo promoverá ações em suas redes sociais para presentear outros niteroienses com a produção.

Natal 2020 / Divulgação

Luzes da cidade


Um milhão de microlâmpadas vão enfeitar a cidade em vias como a Marquês do Paraná e a Alameda São Boaventura; e em espaços públicos como o Campo de São Bento e o Horto de Itaipu. A Praça Enéas de Castro e o Horto do Fonseca também vão receber decoração e contar com árvores de Natal. Tudo estará aceso a partir das 19 horas encerrando as comemorações pelos 448 anos de Niterói.


*Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page