Niterói: criança atingida por gás de pimenta em protesto



Uma criança foi atingida por spray de pimenta durante o protesto realizado na segunda-feira (14/2) pela morte do vendedor ambulante Hiago Macedo de Oliveira Bastos, de 21 anos. A manifestação aconteceu em frente à estação das Barcas, no Centro de Niterói.


O crime foi cometido pelo policial militar Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior. Ele contou à polícia que teria confundido Hiago com um assaltante e atirou contra o vendedor. O caso gerou indignação e diversas pessoas foram ao local protestar contra o crime.


Em meio à confusão, um guarda municipal que fazia isolamento do local do assassinato disparou spray de pimenta para dispersar os manifestantes. Uma criança que estava acompanhada de um homem foi atingida. Em suas redes sociais, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), comentou o caso e disse que determinou o afastamento dos agentes envolvidos na ação.


"A Secretaria de Ordem Pública afastou guardas municipais e está apurando a conduta utilizada após o crime. Entendemos que Segurança Pública não se faz com violência e sim com ações integradas, garantindo a cidadania e os direitos de todos os cidadãos. Toda minha solidariedade à família de Hiago", escreveu.


“O meu irmão era um pouco nervoso. E eu não sei se ele discutiu com alguém, não sei se o que ele fez. Mas independente de qualquer ignorância que ele tenha feito, a segurança pública tinha que ter resolvido sem interromper a vida dele. Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. E eu tô muito triste. Nada justifica”, declarou a irmã da vítima, Andreza Bernardes.


Thais Conceição de Oliveira Santos, esposa de Hiago, afirmou que o casal planejava a festinha da filha, que vai completar 2 anos esta semana.


O enterro do Hiago ocorreu às 14h desta terça-feira (15/2), no cemitério Maruí, no Barreto, em Niterói. De lá, a família irá participar de outro ato nas barcas, marcado para as 16h, pedindo justiça no caso.


O autor do crime foi preso e deve responder por homicídio doloso — quando há a intenção de matar — por motivo fútil.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg