Niterói debate Zumbi em programação do Novembro Negro

A Prefeitura de Niterói segue com a programação em comemoração ao Novembro Negro, mês de celebração da cultura e história da negritude e do combate ao racismo. Nesta quinta-feira (18/11) será a vez do debate com o tema "Zumbi ontem e hoje! A luta continua!", às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 507, Centro. A parte cultural fica por conta da apresentação de Jongo Congola.

Monumento a Zumbi dos Palmares no Centro do Rio / Foto: Tomaz Silva, Agência Brasil

A subsecretária de Promoção da Igualdade Racial (Supir), Gloria Anselmo, destaca que o Novembro Negro representa a celebração das lutas cotidianas dos movimentos sociais e do movimento negro no enfrentamento e combate ao racismo e todas as suas formas correspondentes.


“Ao mesmo tempo que se comemora, eleva-se por dentro destas comemorações um grito de denúncia, de resistências e busca por direitos civis e sociais pela negação histórica. Isso é fruto do escravismo criminoso que atingiu os povos africanos e seus descendentes no Brasil desde o século XVI até os dias atuais”, reforça a subsecretária.


A abertura será a cargo dos secretários de Saúde, Rodrigo Oliveira, e de Direitos Humanos, Raphael Costa, da subsecretária de Promoção da Igualdade Racial, Gloria Anselmo, e do representante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN), Joaquim Jorge.


O evento segue com a mesa “Saúde da População Negra: cenários, concepções e práticas”, com as pesquisadoras do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Ana Clara Xavier e Beatriz Braga, com mediação da Dra. Danielle Fiorentino.


O último debate do dia será sobre o tema "A história da discriminação racial no Brasil (de Zumbi aos dias atuais). Cinquenta anos depois o que mudou?", com uma mesa composta por Negrogrun, do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) e Ricardo Rodrigues, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Niterói.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg