Niterói declara Fase Laranja, de alerta máximo
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Niterói declara Fase Laranja, de alerta máximo


O prefeito Axel Grael, em live na página da Prefeitura no Facebook nesta sexta-feira (26/3), anunciou a mudança de fase na tabela de cores que servem de orientação para as medidas restritivas na cidade. Até meados da última semana epidemiológica, que se encerrou no dia 24/2, Niterói encontrava-se ainda na fase Amarelo-2, com indicador-síntese em 9,3 (18/3). Porém, em apenas quatro dias, saltou para 10,25 (em 22/3), gerando um aumento abrupto de casos e internações, especialmente em UTIs. O município, então, passou para a fase Laranja, de alerta máximo..


Reprodução / Facebook

"Ficamos por bastante tempo na bandeira Amarela-2, mas sempre estivemos atentos para a possibilidade de voltar à Laranja. Como já estávamos prevendo essa possibilidade ao observarmos os números, as medidas da fase laranja foram antecipadas pelo decreto publicado na última terça-feira, com regras mais rígidas de distanciamento", explicou o prefeito.


"Só existem duas formas de combater a doença: vacina e adoção dos protocolos sanitários: distanciamento, uso de máscara e cuidados redobrados com a higiene. Estamos trabalhando intensamente para imunizar a população o mais rápido possível e buscando outras aquisições para acelerar a vacinação. Mas, enquanto isso, precisamos reduzir a circulação de pessoas na ruas. Por isso pedimos: fique em casa, proteja a sua saúde e a sua família", apelou Axel.


O Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alertou que a situção é gravíssima no país, e que esse é o pior momento já vivido pelos brasileiros durante a pandemia, com mais de 3 mil mortos por dia.


"Parece que ainda não chegamos no limite, tanto no caso dos óbitos, quanto no colapso dos sistemas de saúde. Esse aumento de casos era uma preocupação nossa, assim como o aumento nos nossos indicadores. Foram quatro indicadores a pressionar o indicador-síntese para cima: a taxa de crescimento de internações, a taxa de casos ativos, incidência de novos casos e a alta taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos na rede pública e privada. E, nesse contexto, não podemos esquecer a variante P1, que é altamente preocupante. Nossas medidas anunciadas na segunda-feira, que já anteciparam a fase Laranja anunciada oficialmente hoje, são fundamentais para frear a taxa de transmissão, reduzir as internações e distencionar a rede de saúde em Niterói e no estado", esclareceu Rodrigo.


O secretário de Saúde também fez um apelo à população de Niterói:


"Fiquem em casa, a vacina está chegando. Cumpram o isolamento para que possamos reduzir mais uma vez a taxa de transmissão, assim como conseguimos fazer no ano passado. Esses dez dias não são um 'feriadão'. Ficar em casa nesse momento não é um sacrifcio. É um ato de amor", afirmou.


O anúncio da mudança de faixa repercutiu também no legislativo. O vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), Presidente da Comissão de Saúde, falou sobre necessidade de acesso aos dados da pandemia:


"Pelo que vimos nos dados apresentados na live realizada com o Prefeito do Rio, na segunda-feira a cidade já estava no estágio laranja. Cobramos esse anúncio na terça-feira durante reunião da Comissão de Saúde, mas a divulgação oficial só aconteceu na sexta-feira. Isso comprova a falta de transparência e a importância do acesso público aos dados diários que estamos cobrando desde julho de 2020. Agora, com a superlotação dos hospitais, é fundamental que a cidade adote um lockdown de verdade, ampliando os benefícios sociais para cidadãos e empresários.", disse o vereador.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page