top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Niterói e Santo Domingo Este se tornam cidades-irmãs

Niterói e Santo Domingo Este, na República Dominicana, assinaram, nesta quarta-feira (17/1), um acordo de cooperação e se tornaram cidades-irmãs. O documento foi assinado, em uma conferência online, pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, no Consulado Geral da República Dominicana, no centro do Rio, e pelo prefeito de Santo Domingo Este, Manuel Jimenez, no país caribenho.

Fotos: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

Também participaram do evento a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga; o presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Luiz Fróes; e o cônsul-geral da República Dominicana no Rio, Roberto Rubio.


O acordo entre as duas cidades prevê a realização de intercâmbios e diferentes formas de cooperação nos campos de limpeza urbana, coleta seletiva, gestão de resíduos, ecoturismo, tecnologia e inovação, e sustentabilidade. Santo Domingo Este se tornou município há 22 anos, tem um milhão e 300 mil habitantes, e procurou Niterói em razão das políticas públicas inovadoras em vários segmentos.


O prefeito Axel Grael destacou que existem possibilidades de parcerias entre Niterói e Santo Domingo Este em várias áreas.


“Queria agradecer Santo Domingo Este por ter procurado este contato com Niterói, inicialmente buscando uma parceria em relação à gestão de resíduos sólidos. Acho que podemos identificar várias linhas de cooperação entre as duas cidades. Na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, estamos avançando muito no nosso Ecossistema de Inovação. O objetivo é fazer com que a vocação da cidade, de inovação e de desenvolvimento de tecnologias, aconteça em larga escala. Outra possibilidade de cooperação vem do fato de Niterói ter mais da metade de seu território como áreas protegidas com unidades de conservação. Estamos trabalhando para que essas áreas, além da função ambiental, cumpram suas funções social e econômica. Que elas sejam também uma alavanca de oportunidades para a cidade através do ecoturismo. Por fim, gostaríamos de compartilhar a experiência de Niterói de ter sido a primeira cidade do Brasil a criar uma Secretaria do Clima”, explicou Axel Grael.


O prefeito de Santo Domingo Este, Manuel Jimenez, ressaltou que sua cidade tem muito a aprender com Niterói.


“Temos apenas 22 anos como município e, por isso, Niterói tem muito a nos ensinar. Estamos honrados em firmar este acordo, que vai ajudar Santo Domingo Este a alcançar uma nova identidade e atingir suas potencialidades para ser a cidade mais importante do país”, afirmou Manuel Jimenez.


O cônsul-geral da República Dominicana no Rio, Roberto Rubio, acrescentou que Niterói é referência de cidade na América Latina com níveis elevados de desenvolvimento humano e um exemplo de políticas públicas eficientes.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page