Niterói homenageia Dia do Surdo com replantio

Na manhã da última segunda-feira (26/9) – Dia Nacional do Surdo, a Prefeitura de Niterói levou crianças surdas, com baixa audição e filhos de surdos para um passeio diferente: o grupo participou de um replantio na Estrada do Maceió, como forma de homenagear a data, por meio da inclusão e da educação ambiental. A programação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Acessibilidade, o Parque Natural Municipal de Niterói (ParNit) e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (Apada).

Divulgação

“Ter uma ação junto com a Apada, uma instituição referência na área da pessoa com deficiência auditiva, no dia nacional do surdo foi de suma importância visto que a Secretaria de Acessibilidade busca se pautar em políticas públicas com quem é de direito. Foi um dia marcante para as crianças que participaram da ação, vê-las interagindo com a natureza com a língua dos sinais, mostra que estamos no caminho certo, a educação quebra barreiras e muda atitudes”, afirmou Simone Capella, subsecretária de Acessibilidade.


A ação teve a participação de 13 crianças com idade entre 5 e 6 anos, alunos da rede municipal de ensino, na Creche Comunitária Professor Geraldo Cavalcanti de Albuquerque, e fazem parte da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (Apada). A escola, que é bilíngue – ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras), além da Língua Portuguesa – abriga crianças que fazem parte da comunidade surda.


“A Apada Niterói agradece essa parceria, as nossas crianças estão muito felizes de estarem plantando no parque”, comentou Tatiana Pontífice, diretora da Apada.


Sobre a data


O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói




300x250px.gif
728x90px.gif