Niterói inicia campanha para o combate ao tabagismo
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Combate ao Tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói promove o Programa de Controle ao Tabagismo, para os usuários que desejam parar de fumar. O atendimento, que pode ser feito em qualquer unidade de saúde do município, inclui uma consulta inicial individual, a abordagem cognitivo-comportamental, e o tratamento farmacológico de apoio.
O trabalho ocorre por meio de atendimento de apoio, em que um profissional aborda temas relacionados ao tabagismo, orientando e motivando os participantes. O tratamento ainda inclui a oferta de medicamentos específicos para auxiliar no combate ao tabaco. Os ex-fumantes são acompanhados em controles mensais, até completarem um ano de abstinência.
Na segunda-feira (29/8), o programa realizou uma palestra para funcionários do Porto de Niterói, onde orientou sobre benefícios e a importância de parar de fumar. Outras unidades de saúde também realizaram atividades de orientação e combate ao tabagismo.
Pneumologista fala os riscos do tabaco:
Na edição desta terça-feira (30/8), o programa “Bom dia Niterói” entrevistou a pneumologista Alessandra Costa, que parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Niterói e lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) exerce deste trabalho há mais de 20 anos. “É extremamente importante que quem fume, procure ajuda”, ressalta.
Ao longo da entrevista, a médica lembrou que o Brasil tem ótimas políticas de combate ao tabagismo, porém o número de brasileiros que voltaram a fumar cresceu durante o período de pandemia, principalmente por parte da população masculina.
Alessandra relembra que muitas pessoas tem dificuldade em largar o vício por terem doenças como ansiedade e depressão.
“Não percebemos um aumento de novos fumantes, mas tivemos o retorno de pessoas que largaram o vício e retornaram, é importante que as pessoas procurem ajuda para se livrar da dependência química”, declara.
Perguntada sobre os perigos do cigarro eletrônico, a médica conta que isso é uma maneira da indústria do tabaco atrair novos consumidores, principalmente os jovens, principal público da mercadoria.
“Eles estão sempre em busca de novidades, nos Estados Unidos é uma epidemia e no Brasil essa moda vem sendo adotada. Nunca se teve um desenvolvimento de doença tão grave como está ocorrendo nos últimos anos, por conta do cigarro eletrônico, causando problemas no pulmão e nas artérias”, finaliza.
Mais informações sobre o combate ao tabagismo pode ser encontrada no site.
Comments