top of page

Niterói lança Fórum de Transformação Digital nesta quarta (26/7)

A Prefeitura de Niterói vai realizar, nesta quarta-feira (26/7), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro, o evento de lançamento do Fórum de Transformação Digital do município. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), o Fórum tem os objetivos de promover o intercâmbio de ideias e circulação de informações sobre o tema, propor medidas para o aprimoramento dos serviços digitais, sistemas e processos eletrônicos, além de colaborar na implementação das decisões da política municipal.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Além da coordenação da Seplag, o Fórum é composto por órgãos e entidades setoriais, representantes do setor produtivo, sociedade civil e comunidade científica. Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, o Fórum de Transformação Digital enfatiza o pioneirismo do município nas agendas de Governo Digital, estimulando a participação social na definição das políticas públicas municipais.


“Temos como prioridade no município o atendimento ao cidadão com qualidade, ofertando serviços mais rápidos, práticos e de maneira mais transparente. O envolvimento de diferentes setores da sociedade em nossos debates trará mais relevância e mais possibilidades de soluções inovadoras para o município. O fórum é uma instância muito importante para avançarmos ainda mais nos desafios da transformação digital”, pontuou Ellen Benedetti.


O Fórum de Transformação Digital está inserido na Estratégia de Governo Digital (EGD) de Niterói. A EGD foi lançada pela Prefeitura de Niterói para orientar a transformação digital do município; buscar maior eficiência, simplicidade e facilidade no acesso a serviços públicos: além de ampliar a transparência. A transformação digital já está em andamento em Niterói, com resultados positivos na modernização da gestão e economia de recursos.


A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, destacou a importância do ambiente de troca que acontecerá no Fórum.


“O Fórum de Transformação Digital prevê trocas, cooperação entre os diversos segmentos da cidade. Isso é importante porque, além de avançarmos em melhorias para o que já fazemos, temos a possibilidade de refletirmos e avançarmos onde precisamos. Desta forma colaborativa, as ações se tornam mais precisas e de melhor qualidade para a gestão municipal e para o cidadão”, explicou Valéria Braga.


A Estratégia de Governo Digital prevê a implementação de ações como o aprimoramento do Portal de Serviços, agilização na abertura de empresas, monitoramento da saúde, uso de tecnologias assistivas e letramento digital para grupos vulneráveis. A EGD foi construída de forma colaborativa com órgãos municipais e especialistas, e estabeleceu princípios, objetivos e metas alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


O evento de lançamento do Fórum de Transformação Digital de Niterói terá palestra de Roberto Pojo, secretário Nacional de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e de Danilo Bertazzi, chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital também do MGI.


Mais informações podem ser obtidas no site.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page