top of page

Niterói participa de evento sobre diplomacia de cidades

A Prefeitura de Niterói participou da segunda Semana Internacional da Diplomacia de Cidades (II SIDC), organizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais da cidade de São Paulo. Representada pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Niterói foi uma das cidades brasileiras convidadas. O evento teve como objetivo promover e fortalecer a cooperação entre cidades, além de contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas locais através da agenda internacional.

Divulgação

Durante a II SIDC, ocorreu a reativação do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI), organização que reúne gestores técnicos e políticos de cidades brasileiras que possuem estrutura de relações internacionais. O encontro contou com a eleição da nova presidência e coordenações regionais do FONARI, com a escolha de São Paulo para presidir o novo ciclo, além de estabelecer estratégias de atuação para os próximos anos.


Representantes da Prefeitura de Niterói participaram da assembleia do fórum, que teve o objetivo de fortalecer o diálogo entre municípios brasileiros através de troca de experiências e cooperação mútua, e valorizar o papel de governos subnacionais em nível nacional e internacional.


“Participar da II SDIC e da reativação do FONARI foi uma experiência única para Niterói. Durante as agendas pudemos estabelecer conexões, identificar oportunidades de parceria e de boas práticas que podem ser implementadas em nossa cidade. A diplomacia de cidades é um meio valioso para promoção do desenvolvimento local através da cooperação, seja com outros governos locais ou com instituições internacionais. O FONARI é uma plataforma poderosa para o fortalecimento dessa rede", explicou Katherine Azevedo, secretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).


A II SDIC foi encerrada com a realização do Congresso “Diplomacia de Cidades e Cooperação Internacional”, que teve como objetivo conectar governos locais e diferentes atores internacionais para conscientização sobre oportunidades de parceria e cooperação. Foram convidados diversos especialistas de instituições de alto nível para apresentação em painéis em áreas como Governo Federal; Sistema ONU; Agências de Cooperação e Financiamento e Redes de Cidades.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page