top of page

Niterói realiza Fórum do Clima nesta quinta (5/10)

Nesta quinta-feira (5/10), acontece o Fórum do Clima, a partir das 8h30, no Theatro Municipal de Niterói. Os debates são uma prévia da 28ª Conferência das Nações Unidas (Cop28) sobre Mudanças Climáticas, que acontece no fim de novembro em Dubai. Durante o evento, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Clima e da Controladoria Geral do Município, vai reconhecer o trabalho de 33 empresas com o Certificado de Boas Práticas em Neutralização de Carbono.

Divulgação

A realização do Fórum faz parte das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-13) da Organização das Nações Unidas (ONU), que determinam o fortalecimento da resiliência e a capacidade de adaptação aos riscos relacionados ao clima e aos desastres naturais em todos os países, com a inclusão de medidas de combate às consequências das mudanças climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais.


O Fórum do Clima tem como objetivo ser um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia, com atenção ao desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. É um espaço de diálogo, de avaliação de cenários e de construção de rumos, com olhar para a crise climática a partir de políticas públicas, do fomento, principalmente da transição energética e da mobilidade. Além do ODS 13, o fórum vai promover debates de outros pontos importantes como as ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).


Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono


O Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Clima (Seclima) em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM), que tem como objetivo incentivar empresas e associações a adotarem práticas sustentáveis visando a redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa concederá certificados a 33 empresas.


Por meio do programa, a Prefeitura de Niterói busca engajar o setor empresarial e a sociedade organizada nas políticas públicas de sustentabilidade como parte de seu compromisso com o projeto de neutralização de carbono. São cinco categorias, cada uma referente a um Pilar de Gestão: Certificação em Gestão Participativa e Integrada, Certificação em Gestão de Conhecimento, Formação e Comunicação, Certificação em Gestão de Emissões, Certificação em Gestão de

Instrumentos e Certificação em Gestão de Pactos e Acordos.


Programação:


8h30: Abertura do Teatro – Credenciamento

9h: Abertura

10h: Painel Temático Políticas Públicas

12h: Painel Temático Ciência e Mudanças Climáticas


13h: Almoço Livre


14h: Painel Temático Agências de Fomento

15h: Painel Temático Transição Energética

16h: Painel Temático Mobilidade

17h: Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono

18h: Encerramento – confraternização


Serviço:


Fórum do Clima

Data: 5 de outubro de 2023 (quinta-feira)

Horário: A partir das 8h30

Local: Theatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro – Niterói – RJ)

Para mais informações, acesse a página do evento.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page