Niterói realiza o primeiro Fórum da Década dos Oceanos

A Prefeitura de Niterói realiza, nesta sexta-feira (17/9), o primeiro Fórum da Década dos Oceanos, marco inicial da Agenda da Década dos Oceanos. Com início às 8h30, o evento será gratuito e transmitido pelo You Tube, no canal oficial da Prefeitura de Niterói. Composto de eixos estruturantes, propostos pela Academia Brasileira de Ciência, e que respondem aos desafios estabelecidos pela ONU, o fórum tem como objetivo trazer inspiração à cidade para novos projetos e ações.

Pixabay

O primeiro Fórum da Década dos Oceanos será formado por pesquisas e projetos que contemplem a conexão entre a ciência oceânica e o desenvolvimento sustentável da cidade. O evento terá programação especial com profissionais de diversas áreas relativas ao mar dividindo experiências, como a coordenadora-geral de Oceano, Antártica e Geociências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Karen Silverwood-Cope, e o professor titular do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo, Alexander Turra.


Haverá também a participação de representantes da área de turismo, de pesquisadores, da pesca, de limpeza das águas e da canoa havaiana. A ideia é trazer a discussão sobre os oceanos em todos os seus prismas. Ao lado do prefeito Axel Grael, a secretária do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga, participará da abertura do evento. Valéria Braga explica que o EGP está com a responsabilidade de coordenar um grupo intersetorial na Prefeitura para elaborar uma agenda municipal para a Década dos Oceanos.


“Essa agenda será composta de ações de vários grupos da sociedade que respondam aos desafios propostos pela ONU, e pretende conscientizar a população sobre a importância dos oceanos. O primeiro item da agenda é o Fórum Municipal da Década dos Oceanos, no qual especialistas de diferentes segmentos vão apresentar projetos e experiências que possam se tornar inspirações para a cidade. O Fórum pretende que o município identifique necessidades, sinergias e oportunidades de ações e parcerias que contribuam para a saúde e sustentabilidade dos mares”, detalha Valéria Braga.


A Agenda da Década dos Oceanos faz parte da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), que propõe a promoção de soluções transformadoras, conectando as pessoas ao oceano e destacando a urgência em proteger este bioma.


A iniciativa conta, ainda, com a parceria da Estratégia dos ODS, uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia. Apoiado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o projeto tem como objetivo ampliar e qualificar a capacidade de articulação, mobilização e incidência política em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, com prioridade na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.


“Os oceanos possuem muito mais importância do que imaginamos. Além de ser um forte regulador térmico, contribui nos regimes de chuva nas cidades e produção de comida no campo, a economia pesqueira depende dele, o setor turístico possui forte relação com os mares, diversos produtos possuem origem na fauna e flora marítimas, e interfere também na umidade relativa do ar. Além de precisarmos ter uma preocupação emergencial por conta de sua elevação altimétrica vinda das mudanças climáticas, colocar o oceano como foco na agenda de debate, com planejamento de ações e projetos de redução de danos é fundamental para a sobrevivência humana nas próximas décadas”, frisa o secretário municipal do Clima, Luciano Paez.


Década dos Oceanos


A Prefeitura de Niterói está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e irá lançar a Agenda da Década dos Oceanos. A Assembleia Geral da ONU adotou, em 2017, um esforço coordenado em todo o mundo para gerar conhecimento em ciências oceânicas que promova o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável, alicerçado em sete objetivos: oceano limpo; oceano saudável e resiliente; oceano previsível; oceano seguro; oceano sustentável e produtivo; oceano transparente e acessível; oceano inspirador e envolvente.


Confira a programação completa do primeiro Fórum da Década dos Oceanos:


Axel Grael - 8:30

Karen Cope - 8:45

Valéria Braga - 8:55

Milton Araujo - 9:05

Halphy Rodrigues - 9:20

Alexander Turra - 9:35

Veronica Mayer - 10:02

Thiago Ferrari - 10:17

Dr. José Luiz Zaganelli - 10:32

Ricardo Voivodic - 11:00

Guilherme Zanette - 11:15

Cláudio Freitas Neves - 11:42

André Belem - 11:57

Sérgio Besserman - 12:13

Liliane Lodi - 12:40

Suzana Ranieri - 12:55

José Laílson - 13:10

Suzana Guimarães - 13:25

Julio Pellegrini - 13:53

Fabio Hochleitner - 14:08

Luiz Rodrigues - 14:23

Heloísa Schürmann - 14:38

Bruno Campbell - 15:05

Fábio Araújo - 15:20

Larissa Gouveia - 15:35

Thiago Zanella - 16:03

Jolnnye Abrahão - 16:18

Glauco Kimura - 16:33

Pedro Évora - 16:48


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


300X350px_Negra.gif
1/3