Niterói realiza projeto de educação para o trânsito

Niterói receberá, entre os dias 8 e 12 de novembro, o Projeto ‘Viajando de Bem com a Via’, que terá como objetivo desenvolver, de forma divertida e didática, a consciência sobre segurança viária e sustentabilidade para crianças e jovens. Haverá apresentações teatrais, com a utilização de um palco itinerante, e também uma pista em lona que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, faixa de pedestres, entre outros. As atividades serão realizadas em dois bairros da Zona Norte da cidade: Barreto e Fonseca.

Trânsito em Niterói / Divulgação, Prefeitura de Niterói

A primeira acontece nos dias 8, 9 e 10 no Horto do Barreto, enquanto a segunda ocorre nos dias 11 e 12, no Horto do Fonseca. O projeto é oferecido pela EcoRodovias, por meio da Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, e está sendo organizado na cidade através da NitTrans, Secretaria Municipal de Governo e Secretaria de Educação. A ideia é receber nas duas ações cerca de 320 crianças e jovens estudantes de diferentes escolas municipais de Niterói.


"A NitTrans vem desenvolvendo um reconhecido trabalho de Educação Para o Trânsito no município. Nesse projeto, as crianças são incentivadas a aprenderem sobre segurança viária e sustentabilidade. Dessa forma, elas poderão passar o conhecimento de um trânsito mais seguro e empático para seus familiares e se tornarem cidadãos mais conscientes e que entendem e respeitam as regras de trânsito”, explica Priscilla Rocha, chefe do departamento de Educação Para o Trânsito.


As apresentações teatrais ocorrem no Teatro Móvel, uma sala itinerante especialmente adaptada para receber o público, e têm roteiro, texto, materiais e dinâmicas pedagógicas que contribuem para a Educação Para o Trânsito de jovens e crianças. Nesta edição, a capacidade do espaço foi reduzida pela metade para garantir que os participantes mantenham o distanciamento social.


O projeto ‘Minipista’, que se integra ao ‘Viajando de Bem com a Via’, tem como objetivo ensinar leis de trânsito para crianças, a partir da montagem de uma pista em lona que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas, onde crianças de 5 a 12 anos poderão aprender noções de trânsito e cidadania.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg