Niterói recebe evento internacional 'BiodiverCidades'

Atualizado: 30 de ago.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe, nesta terça-feira (30/8), "O Caminho para as BiodiverCidades", evento internacional organizado pela Corporação Andina de Fomento (CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina), com apoio da Prefeitura de Niterói, através do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).

Divulgação

Focado na discussão de modelos de gestão urbana em harmonia com a natureza, o evento reunirá, em sua abertura, o colombiano Sergio Díaz-Granados, presidente executivo da CAF, e prefeitos e vice-prefeitos de vários municípios brasileiros como Fortaleza, Aparecida de Goiânia, Guarulhos e Jacareí.


Entre os temas que serão discutidos, estão o desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentável e a importância da integração da biodiversidade no planejamento da infraestrutura viária.


O evento terá transmissão on-line ao vivo, com inscrições gratuitas pelo site. Também estarão na abertura de “O Caminho para as BiodiverCidades” representantes do Instituto de Investigação de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt, da WRI Brasil, do ICLEI América do Sul, do Metrô de São Paulo e da própria CAF.


Este será o quarto encontro do ciclo de eventos sobre “BiodiverCidades” em diferentes cidades da América Latina e do Caribe, com especialistas do Brasil e da região. A edição mais recente, em 2021, aconteceu na Colômbia.

Além de participar do fórum, os prefeitos e vice-prefeitos presentes vão discutir a assinatura da Declaração de Barranquilla pelas Cidades Sustentáveis e a Biodiversidade: BiodiverCidades. O acordo visa impulsionar um novo modelo de desenvolvimento urbano que respeite a biodiversidade.


De acordo com o Fórum Econômico Mundial e o Instituto Humboldt, as BiodiverCidades podem restaurar o equilíbrio entre a gestão urbana e a natureza, aumentando a infraestrutura verde; o aprimoramento de esquemas de governança que promovam soluções baseadas na natureza; a geração de vínculos positivos entre o rural e o urbano para uma melhor conservação da biodiversidade; a priorização de modelos de economia circular e ações inovadoras para a competitividade econômica e a promoção de valores de bem-estar e saúde na cidadania.


O CAF é um banco de desenvolvimento formado por 19 países - 17 da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal - assim como por 14 bancos privados da região. Atualmente o banco tem 30 projetos financiados junto a governos estaduais e municipais no Brasil.


Em Niterói, o CAF é responsável pelo financiamento das obras do Pró-Sustentável, incluindo o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis.


Serviço:


“O Caminho para as BiodiverCidades”

9h às 11h30

Transmissão ao vivo on-line - https://www.caf.com/pt/presente/eventos/2022/08/o-caminho-para-as-biodivercidade


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300x250_QuatroRodas.gif
728x90_PorqueArCondicionado.gif