top of page

Niterói recebe prêmio do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Niterói ganhou destaque no 8º Prêmio de Gestão para Resultados de Desenvolvimento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto "10 anos do Plano Niterói que Queremos: Articulação das estratégias de curto, médio e longo prazo através do Sistema de Planejamento Integrado do Município” ficou em segundo lugar na categoria subnacional no eixo “Planejamento Estratégico e Orçamento Orientado para Resultados”.

Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

O prefeito Axel Grael fez uma retrospectiva de todo o trabalho da gestão que levou à premiação do Município e comemorou mais essa premiação da cidade.


“Em 2013, quando elaboramos o Plano Estratégico Niterói Que Queremos, desenvolvemos uma grande ‘carta de navegação’ para os próximos 20 anos do município, preparando-o para os principais desafios daquele momento e para o futuro. Através de um processo participativo com toda a sociedade niteroiense, foi feito um plano de cidade, que é muito maior que um plano de um só governo. Esse novo prêmio internacional reconhece o trabalho que colocamos em prática na última década, tendo como base um planejamento focado na gestão pública centrada em metas e resultados, atendendo às demandas de uma sociedade cada vez mais consciente de seus direitos. Sigamos em frente por uma Niterói cada vez mais sustentável, inovadora, transparente e socialmente justa”, declarou o prefeito.


O prêmio do BID é organizado pela Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (CoPLAC-MpDR).


O projeto premiado apresenta como o município foi construindo ferramentas inovadoras e arranjos institucionais sólidos para promover um planejamento municipal eficiente e focado em resultados. A iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG).


O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, destaca que o prêmio é um reconhecimento do esforço do município ao longo da última década, empenhado no compromisso com a população.


“Uma das razões do êxito de Niterói é a continuidade das políticas públicas e o pensamento e planejamento das políticas públicas de curto, médio e longo prazo, consubstanciado no Plano Estratégico Participativo. Isso foi fundamental para a melhoria da gestão pública e para que tirássemos do papel de projetos esperados há décadas pela população de Niterói. Esse prêmio nos dá ânimo para um novo ciclo de planejamento para os próximos dez anos”.


A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, ressalta que este prêmio reforça como a Prefeitura de Niterói é reconhecida como referência nos avanços de planejamento, fruto de esforços no planejamento ao longo dos últimos anos.


“O Niterói que Queremos é um grande orgulho da gestão municipal e um legado para a cidade de Niterói, pois é um plano que estruturou ações para 20 anos, pensando em como os cidadãos querem e enxergam a cidade. Desde 2013, estamos trabalhando no planejamento e na modernização da gestão e ficamos muito felizes com resultados como esse”, afirma Benedetti.


A subsecretária de Planejamento, Priscila Borges, destaca que a premiação comprova o bom trabalho desenvolvido nos últimos anos.

“Esse prêmio é o reflexo do esforço de toda a gestão para ter um Planejamento Estratégico de longo prazo que orienta e define a atuação da prefeitura na cidade com a premissa da escuta ativa e participação social. É o reconhecimento do esforço cotidiano da equipe em gerir os instrumentos de planejamento municipais trazendo constantemente inovações e alinhando a estratégia local às pautas globais como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, pontua Priscila.

Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ)


Desenvolvido em 2013, este plano em desenvolvimento tem o objetivo de tornar Niterói “a melhor cidade do Brasil para se viver e ser feliz”. O plano tem o foco em orientar as políticas públicas e projetos no município nos próximos 20 anos, até 2033, buscando gerar impacto a partir da definição de desafios e metas que busquem o desenvolvimento econômico-social e a evolução da qualidade de vida dos niteroienses.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Kommentare


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page