top of page
banner natal 450 anos niteroi 728x90 TODAPALAVRA.jpg

Niterói recebe selo de eficiência no Connected Smart Cities

A Prefeitura de Niterói recebeu o Selo Connected Smart Cities Prata durante a 9ª edição do evento Connected Smart Cities, na última terça-feira (5/9). O selo tem como objetivo premiar iniciativas eficientes em cidades inteligentes e incentivar o desenvolvimento. Durante o evento, os gestores do município também apresentaram as experiências de Niterói em relação a ações de Governo Digital e de Mobilidade.

Divulgação

Representando o prefeito Axel Grael, a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, recebeu o selo durante o evento. Ela ressaltou a importância das ações de inovação e de boas práticas desempenhadas pelos órgãos do município. No ano passado, Niterói recebeu o selo bronze, subindo para prata nesta edição.


“O selo é um reconhecimento dos avanços na gestão municipal e avalia o nível de envolvimento da cidade em diferentes eixos, como gestão de dados e indicadores e implementação de políticas públicas de cidades inteligentes. Avançamos uma posição desde o ano passado, chegando ao nível prata, e buscaremos avançar cada vez mais com iniciativas como a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação que já está em elaboração pela equipe da Seplag e também criação do ecossistema de inovação de Niterói liderado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SMCTI), iniciativas que são fundamentais para posicionarmos ainda mais o município como uma cidade inteligente”, destacou Ellen Benedetti.


A Estratégia de Governo Digital de Niterói (EGD) também foi destaque durante o evento. Niterói foi um dos primeiros municípios a lançar, por decreto, uma estratégia que prevê ações de transformação digital para os próximos 10 anos. O subsecretário de Modernização da Gestão e Governo Digital, Marcelo Zander, e a assessora de Planejamento e Governança de TIC, Júlia Villaça, apresentaram o processo de elaboração da EGD em um dos painéis.


“Uma das primeiras cidades a formalizar uma Estratégia de Governo Digital (EGD), Niterói é referência na implementação do projeto. O convite para participar de um painel no evento é o reconhecimento de um trabalho bem planejado e executado. Tivemos a oportunidade de mostrar como foi a jornada de implantação, para inspirar outras cidades, e falar um pouco da governança e monitoramento da estratégia”, explicou Marcelo Zander.


A chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da Nittrans, Priscilla Rocha, também palestrou no evento, na mesa sobre Mobilidade Ativa. Durante a palestra, foi debatido o tema “Mais Bicicletários”: Um modelo de bicicletário e hub urbano de ciclologística. Priscila abordou sobre ciclologística em grandes centros e sobre o “Caminhanit: Uma Experiência De Mobilidade”, projeto implementado em Niterói.


A secretária Ellen Benedetti também participou de uma mesa de debate com o tema “Inovação e Transformação Digital na Prática nos Municípios”, organizada pelo Fórum Inova Cidades, do qual Niterói participa ativamente. Ellen Benedetti é vice-presidente de Relações Institucionais e Parcerias.? Além disso, a experiência de Niterói no relacionamento com o cidadão através da plataforma Colab também foi apresentada por Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão.


Premiação


Niterói conquistou o 1º lugar do Ranking Geral em Governança e subiu três posições na comparação com o ano passado, sendo considerada a 5º cidade mais inteligente do Brasil. O prefeito Axel Grael recebeu os prêmios e destacou que este reconhecimento comprova o bom trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade nos últimos anos. Na primeira edição do Connected Smart Cities, em 2015, Niterói estava em 17º lugar no Ranking Geral.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner natal 450 anos niteroi 300x250 - TODAPALAVRA.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page