Niterói reduz taxa de testes positivos de covid para 30%

Após três semanas com números expressivos de casos de covid-19, Niterói diminuiu a taxa de positividade para a doença. Atualmente, 30% dos testes realizados no município têm resultado positivo. Nesta quinta-feira (27/1), em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói, o prefeito Axel Grael lembrou que a cidade chegou a registrar quase 50% de testes positivos na segunda semana do ano.

Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, por dia, cerca de 5 mil testes nos 55 pontos de testagem para covid-19 espalhados pela cidade. A cada 10 testes realizados, 3 são positivos. O número de casos, contudo, não está se refletindo em aumento expressivo no número de casos graves e óbitos. O índice de letalidade da doença, que já foi de 3%, está em 0,1%.


Parte dos casos de internação, por sua vez, estão ligados à falta de vacinação. O prefeito de Niterói, Axel Grael, frisou que quase 70% dos internados na cidade não têm esquema vacinal completo contra a covid-19.


“É fundamental continuarmos avançando na vacinação. São as vacinas que nos protegem e salvam vidas. Estamos chegando aos 5 anos, completando toda a cadeia etária de vacinação. É isso que garante a proteção da população como um todo”, destacou.


O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, também defendeu que a vacina está diminuindo o impacto dos casos na cidade.


“Os dados da última semana indicam que o pico da onda passou e a gente começa a ver uma diminuição no número de pessoas procurando as unidades com sintomas gripais e positividade dos testes. Isso é resultado dos nossos índices de vacinação e da consciência do niteroiense sobre a importância de manter cuidados sanitários”, disse.


Vacinação das crianças


A Prefeitura de Niterói vacina, nesta sexta-feira (28/1), todas as crianças de seis anos contra a covid-19. Pensando na volta às aulas, o município acelerou a imunização das meninas e meninos de 5 a 11 anos, que começaram a receber a dose da vacina na semana passada. O planejamento é que o calendário de vacinação deste grupo, que começou pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes, seja concluído já na semana que vem.

Nesta quinta (27/1), foram vacinadas crianças de 7 anos. Na semana que vem, o calendário chega às crianças de 5 anos. De terça a sexta-feira (1 a 4/2), o município manterá repescagem para as crianças que ainda não tenham se vacinado contra a covid-19.

Para receber o imunizante, as crianças precisam ter intervalo de 15 dias de qualquer vacina. A criança tem que estar acompanhada de um responsável legal que deverá estar de posse da carteira de vacinação do menor. A vacinação deste grupo acontece na Policlínica Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional de Itaipu e Policlínica Regional Dr. Renato Silva (Engenhoca). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Calendário de vacinação das crianças

28/01 - 6 anos

31/01 - 5 anos

Repescagem: de 01/02 à 04/02 (terça à sexta)

Endereços de vacinação das crianças

- Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

- Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

- Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.

Documentação

Carteira de vacinação da criança

Identidade ou certidão de nascimento

CPF ou cartão SUS

Comprovante de residência do representante legal

Laudo médico indicando condição clínica (comorbidades e deficiência permanente)


Locais de testagem em Niterói

Policlínicas: Dr. Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Dr. Guilherme Taylor March, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes, Largo da Batalha; Dr. João da Silva Vizella, Barreto e Policlínica de Piratininga.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Baldeador, Badu, Bernardino, Boa Vista, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Ponta D’areia, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brazil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu, Cavalão, Coronel Leôncio e Jacaré.

Praça do Vital Brazil - R. Maestro José Botelho, Vital Brazil

Igreja Lagoinha - Estrada Francisco da Cruz Nunes, 5260, Piratininga

Capela Divino Espírito Santo - Rua Ver. José Vicente Sobrinho, 485, Engenhoca

Drive-thru da UFF.

Documentação

Documento de identificação com foto e comprovante de residência.

No drive-thru, também será preciso apresentar o QrCode de agendamento recebido via aplicativo.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg