top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Niterói Solidária incentiva doação de sangue no Hemonit

A Campanha Niterói Solidária, iniciativa de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza, está incentivando agora a doação de sangue. A Prefeitura de Niterói está pedindo aos niteroienses que compareçam ao Hemonit, da Universidade Federal Fluminense, para ajudar os pacientes atendidos pelo banco de sangue do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP).

Christa Grael no Hemonit / Foto: Luciana Carneiro, Prefeitura de Niterói

A primeira dama do município, Christa Grael, que coordena o Niterói Solidária de forma voluntária, esteve na unidade nesta quinta-feira (6/5) para doar sangue.


“Através da campanha Niterói Solidária, estamos abraçando o pedido do Hemonit, que está com os estoques dos bancos de sangue baixos. Em cerca de cinco minutos de doação, você consegue salvar até três vidas. Contamos novamente com a cidadania e a já tradicional solidariedade do niteroiense”, disse.


Por conta da pandemia de Covid-19, o Hemonit adotou novos protocolos e recomendações para segurança sanitária dos doadores. É necessário agendamento prévio da data e horário para doação para evitar aglomeração no local. O agendamento pode ser feito no telefone (21) 2629-9063, ou pelo facebook.com/Hemonit. Além disso, o número de cadeiras disponíveis na sala de espera foi reduzido, e as poltronas e demais equipamentos estão sendo higienizadas entre um doador e outro. O Hemonit fica no Hospital Antônio Pedro, na Avenida Marquês do Paraná, 303, no Centro de Niterói, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.


“Essa é uma campanha compartilhada entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, fazendo a desmistificação da doação de sangue, principalmente no período de pandemia. É um ato rápido e que salva vidas”, comentou o Superintendente do HUAP, Tarcisio Rivello,


Niterói Solidária


A iniciativa, coordenada de forma voluntária pela primeira-dama, Christa Grael, estimula as pessoas que estão se vacinando a fazerem uma doação para a população em maior vulnerabilidade social da cidade. A campanha, lançada no dia 7 de abril, já arrecadou mais de 32 toneladas de alimentos para a população que precisa de ajuda para enfrentar esse momento tão difícil da pandemia do novo coronavírus.


A Prefeitura de Niterói está promovendo um Chamamento Público para cadastro de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para operacionalização da campanha. O objetivo é firmar parceria para a logística de arrecadação e distribuição de doações de alimentos e material de limpeza e de higiene pessoal.


Período para doar após vacina da Covid


A vacina CoronaVac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A vacina AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de 7 dias para a doação.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page