Niterói tem 100% de água tratada e é quarta no país em saneamento
Esta quarta-feira, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, uma data para lembrar a governantes, países e 'mercado' que a água e o saneamento são direitos à sobrevivência humana. Enquanto muitas cidades do país ainda caminham para fornecer água tratada à população e para dar destinação correta ao esgoto, Niterói vai à frente. Em 2017, alcançou o índice de 100% de água tratada. E segundo o último ranking levantado pelo Instituto Trata Brasil, o município é o quarto do país com melhor saneamento básico, o único no estado do Rio a figurar entre os 20 primeiros colocados.
Em publicação no Twitter nesta segunda-feira (20/3), o ex-prefeito e secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves, listou algumas iniciativas para melhorar o abastecimento de água nas diferentes regiões da cidade, entre elas a instalação de novos reservatórios, fruto de uma parceria público-privada.
"Implementamos novos reservatórios de água em Pendotiba, Itaipu, São Francisco e novas adutoras que resolveram o abastecimento de água em muitas regiões. Além da inauguração e modernização de estações de tratamento de esgoto (ETE), como a de Jurujuba, Badu, Maria Paula e a do Sapê, que atende Ititioca, Santa Bárbara e Caramujo. Universalizamos a coleta domiciliar de resíduos, dando destino final correto com o Centro de Tratamento de Resíduos", escreveu.
Rodrigo também citou a recuperação da balneabilidade nas enseadas da Baía de Guanabara, com o programa Enseada Limpa, que em 2020 aumentou de 15% para 68% as semanas do ano propícias ao banho de mar. Segundo ele, isso permitiu também a evolução de esportes aquáticos, como a Canoa Havaiana, um dos mais praticados hoje em Niterói.
Comments