Niterói terá esquema especial no bicentenário da independência

A Prefeitura Municipal de Niterói organizou um esquema especial com ações de diversas secretarias para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira, 7 de setembro. O ponto alto da festa é o tradicional desfile cívico militar na Avenida Amaral Peixoto, que receberá um palco em frente à Câmara Municipal e ficará interditada das 6h até às 13h de amanhã.

Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação informam que, até o momento, 15 instituições, entre escolas municipais, estaduais, da rede particular e instituições que atuam no município, estão confirmadas no desfile cívico-escolar.


A Guarda Municipal (GM) de Niterói também participará do desfile cívico. Cerca de 50 agentes, entre integrantes da Coordenadoria de Ações Táticas, da Coordenadoria de Trânsito, da Coordenadoria de Meio Ambiente, da Patrulha Escolar e das Inspetorias Regionais, cruzarão a Avenida Amaral Peixoto a pé.


Também haverá o desfile de motos e viaturas das Coordenadorias Especializadas e do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp,) Móvel, um micro-ônibus, que é base itinerante de monitoramento de imagens, através de câmeras.


Crianças e adolescentes, filhos de guardas municipais, também participarão do desfile. Eles estarão uniformizados, como a guarda mirim. A Tropa Mirim de Guardiões de Niterói é um projeto social fruto da parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Associação de Graduados da Guarda.


A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), programou interdições de vias e proibição de estacionamento. Um efetivo especial com 22 operadores de trânsito estará posicionado nos pontos estratégicos a fim de garantir a fluidez no trânsito durante o desfile.


As pistas que seguem em direção a Icaraí das Avenidas Jansen de Melo e Marquês do Paraná ficarão interditadas ao trânsito das 6h às 13h. Também serão interditadas no mesmo horário as ruas Evaristo da Veiga, Senador Nabuco, Marquês de Olinda, no trecho compreendido entre a Rua Eusébio de Queirós e a Rua Cel. Gomes Machado e a Rua Cel. Gomes Machado, entre a Rua Visconde de Sepetiba e a Av. Marquês do Paraná.


Foi proibido estacionar na Amaral Peixoto, no lado direito de circulação de veículos nos trechos onde há permissão para estacionar a partir das 8h de hoje, terça-feira (6/9) para montagem das estruturas de palco e para o gradeamento de segurança do desfile.


Também haverá proibição de estacionamento na Rua Marquês de Caxias e na Rua São João, no trecho entre a Rua Visconde de Itaboraí e Av. Rio Branco, das 21h do dia 6 às 13h do dia seguinte.


As vagas de estacionamento das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Itaboraí, no trecho entre as ruas Mal. Deodoro e a Cel. Gomes Machado, da Rua São Pedro, entre a Rua Visconde de Itaboraí e a Rua Barão do Amazonas, da Dr. Celestino, nas vagas ao lado do antigo Fórum e da Av. Visconde Do Rio Branco, nas vagas ao lado da Concha Acústica, serão destinadas exclusivamente ao estacionamento dos veículos de transporte dos militares que participarão do desfile.


O trânsito de veículos oriundos da zona sul em direção ao Centro será desviado para o Ponto Cem Réis por meio das ruas São Lourenço e Benjamin Constant até a Avenida Feliciano Sodré. Os veículos que vêm de Icaraí e outros bairros com passagem pelo Ingá e Centro que desejam seguir até a Alameda poderão acessar a Av. Feliciano Sodré, a partir da Av. Rio Branco. O trânsito dos veículos da Rua Marechal Deodoro será desviado para a Rua Saldanha Marinho.


Os ônibus que se dirigem à zona sul pela Av. Marquês do Paraná serão desviados para a Av. Feliciano Sodré e para a Rua Marquês de Caxias, respectivamente, para que os mesmos acessem a Av. Visconde do Rio Branco e retornem no Terminal para assim acessarem a Rua da Conceição. Ainda, os ônibus que trafegam na Rua Mal. Deodoro passaram a trafegar na Av. Feliciano Sodré.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói



300x250_QuatroRodas.gif
728x90_PorqueArCondicionado.gif
Toda Palavra 076 - p 4-5.jpg

Leia a versão digital da edição impressa do TP