top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Niterói vai implementar reestruturação das cozinhas escolares

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Municipal de Educação (FME), vai lançar, em junho, o Programa de Reestruturação e Organização das Cozinhas Escolares, o PROCozinha. O projeto vai investir na modernização, readequação da infraestrutura, valorização profissional, segurança e saúde do servidor. A previsão é de que o investimento será de cerca de R$ 10 milhões em um período de um ano e meio.

Foto: Cheila Pacetti / Prefeitura de Niterói

O PROCozinha terá quatro pilares: garantir o direito à alimentação escolar; modernizar e readequar toda a infraestrutura das cozinhas escolares; valorizar segurança e saúde dos profissionais; e estimular boas práticas e projetos alimentares desenvolvidos pelas unidades de Educação, pela FME e pela SME.


O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, destacou que algumas unidades passarão por reformas durante as férias do meio e do fim do ano para melhorar a ventilação e as condições de trabalho.


“Além dessas readaptações, serão adquiridos equipamentos funcionais, que facilitem e agilizem o preparo dos alimentos, exigindo menos esforço físico dos profissionais. Para estimular a valorização das boas práticas, os tão aplaudidos concursos de pratos da rede também serão retomados, tendo como novidade a participação dos jurados mirins: os próprios alunos”, explicou Bira Marques.


As cozinhas escolares vão receber utensílios, equipamentos e eletrodomésticos como cortadores e descascadores elétricos, lavadora de louças industrial, multiprocessadores, carrinhos para transportes de alimentos e panelas, entre outros. Além de alimentos que facilitem o preparo das refeições, como alho descascado, frango desossado, etc.


Para valorização e maior segurança do servidor, serão adquiridos uniformes profissionais e equipamentos de proteção individual. Também será implantado o “Seguro Acidente”; que são parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde para a realização de exames periódicos, e uma articulação com o Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) para trabalhar questões ergonômicas/posturais, a segurança do trabalho e a saúde mental.


Outros projetos também serão postos em prática, como a recomposição da Cozinha Experimental da FME para realização de atividades formativas. Serão promovidos, ainda, eventos e atividades sobre alimentação saudável, hortas escolares, desenvolvimento sustentável e agricultura familiar.


Formação


O PROCozinha também engloba um processo de formação interna, com encontros informativos sobre técnicas, cardápios, dicas, importância da alimentação para o processo de desenvolvimento e aprendizagem e da saúde, além de ressaltar a importância dos profissionais da educação e alimentação.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page