Niteroiense Arthur Lamin se classifica para o Mundial de Optimist
A Seletiva da Classe Optimist, sediada pelo Clube Naval Charitas (CNC), em Niterói, terminou neste sábado (8/3), com a realização da regata final. Ao todo, 147 velejadores, meninos e meninas de oito estados (RJ, SP, RS, PR, BA, PE, SC, ES) e Distrito Federal, participaram da competição, que começou no dia 4/3 na raia da Baía de Guanabara.

A seletiva definiu os atletas que vão compor o Time Brasil e representar o país no circuito internacional, que inclui os campeonatos Mundial, Europeu, Sul-Americano, Norte-Americano, Asiático e Africano. Assista à regata final da Seletiva.
Os pontos da competição em Niterói foram somados aos do Campeonato Brasileiro, realizado em Vitória, no Espírito Santo, em janeiro, para formar um ranking. Os cinco primeiros colocados irão para o Campeonato Mundial em Portoroz, na Eslovênia, de 26 junho a 6 julho. O mundial é o campeonato mais importante da classe, equivalente à 'Copa do Mundo' do Optimist.

Leia também
Estado do Rio em destaque

O velejador niteroiense Arthur Lamin, de 13 anos, está entre os cinco primeiros. Ele foi o terceiro colocado no brasileiro e depois da soma dos pontos, incluindo os descartes, ficou em segundo no ranking do Time Brasil, ao lado de outros quatro atletas. São eles: Manuel Bragança, do Iate Clube do Rio de Janeiro - ICRJ (1º lugar); o gaúcho Pedro Koch, do Clube Veleiros do Sul (3º); Henrique Lucena, do ICRJ (4º) e Marcos Soares, do ICRJ (5º).
Os niteroienses Miguel Morela, do Projeto Grael, e Michel Castro, do CNC, também se classificaram no ranking. Miguel entrou no grupo que representará o Brasil no Campeonato Asiático e Michel irá para o Campeonato Africano.
Confira a tabela:

A Seletiva da Classe Optimist 2025 foi organizada pela OptiBRA, associação da classe; com chancela da Feverj (Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela); e apoio do grupo ETTA (Experiência em Turismo e Transportes Ativos), da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Comments