top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Niterói é destaque em fórum de cooperação entre UE e AL


Niterói foi destaque, nesta quinta-feira (6/11), no IV Fórum de Governos Locais e Regionais da União Europeia e América Latina e Caribe (UE–ALC), realizado em Bogotá, na Colômbia. O prefeito Rodrigo Neves representou a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e Associação de Prefeitos da América do Sul (MercoCidades) e foi um dos debatedores na mesa “Os territórios na agenda estratégica UE-CELAC”.


Foto: Caroline Barcellos / Prefeitura de Niterói
Foto: Caroline Barcellos / Prefeitura de Niterói

O prefeito defendeu a importância do protagonismo das cidades em diversos temas e apresentou políticas públicas de segurança, sustentabilidade e inclusão social que vêm posicionando Niterói como referência em gestão pública e urbana na América Latina.


“Precisamos fortalecer a integração regional e a cooperação com a União Europeia a partir das experiências concretas de nossas cidades. Os governos locais têm um papel fundamental na implementação das políticas públicas e para a democracia. É nas cidades que os grandes desafios se tornam reais. E é nelas também que surgem as soluções. Por isso, é essencial que prefeitos e prefeitas estejam presentes nas mesas onde se decidem os rumos do desenvolvimento sustentável e da cooperação internacional”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves, que também é vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e assume agora em dezembro a Presidência do MercoCidades.


O Fórum reúne prefeitos, governadores e representantes de redes de cidades e organismos internacionais da América Latina, Caribe e Europa, e antecede a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, na Colômbia. Juntas, a UE e a CELAC representam 50 países e 21% do PIB global.


Foto: Caroline Barcellos / Prefeitura de Niterói
Foto: Caroline Barcellos / Prefeitura de Niterói

Durante o Fórum, os líderes locais discutiram estratégias para fortalecer o diálogo político birregional e elaborar uma Declaração Final com prioridades e propostas dos governos locais e regionais, a ser entregue aos chefes de Estado e de Governo na cúpula oficial.


“Temos oportunidade e necessidade de construir uma cooperação mais efetiva entre a Europa e a América Latina. Do ponto de vista do movimento municipalista da América Latina, as nossas entidades estão mais amadurecidas para esse momento. Temos as instituições maduras e, portanto, temos que aprender as lições daquilo que funcionou e daquilo que não funcionou na cooperação entre as cidades da América Latina e Europa nos últimos anos. O mais importante é institucionalizar esta cooperação”, reforçou Rodrigo Neves.


Mercocidades


Rodrigo Neves, que assumirá em dezembro a presidência da Rede Mercocidades, convidou os prefeitos para participarem da XXX Cúpula da Mercocidades, entre os dias 3 e 5 de dezembro em Niterói. O evento terá como tema “Segurança pública: caminhos para cidades resilientes, pacíficas e sustentáveis”.


A Rede Mercocidades reúne centenas de cidades da América Latina e Caribe e é um dos mais importantes fóruns de encontro, cooperação e formulação de políticas locais da região.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page