No Fio da História celebra 95 anos da Revolução de 1930
- Mehane Albuquerque
- 8 de out.
- 2 min de leitura
O último dia 3 de outubro marcou os 95 anos da Revolução de 30. Faltam apenas cinco anos para se completar um século desde que Getúlio Vargas liderou o movimento político mais importante da história republicana brasileira, rompendo as estruturas políticas impostas pelas oligarquias agrárias e dando início à grande transformação da nossa sociedade, que guindou o Brasil, de país rural subdesenvolvido à condição de uma das maiores economias do mundo.

O programa No Fio da História desta quarta-feira (8 de outubro de 2025) relembra o processo de modernização e industrialização do país comandado por Vargas desde 1930 — com um breve hiato após a Segunda Guerra Mundial — até a sua morte, em 1954. Aborda, também, a luta do Trabalhismo, movimento político criado por Getúlio, para defender as conquistas da Era Vargas, cuja destruição se mantém até hoje como o grande objetivo das elites brasileiras, confessado, inclusive, pela boca do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Ainda nesta edição, No Fio da História vai trazer as últimas vitórias do governo Lula nas áreas econômica e social, com o anúncio da taxa recorde de desemprego e a conquista da isenção de imposto de renda para os trabalhadores que ganham até cinco mil reais.
Assista na íntegra:
Ao final da edição, uma palestra do professor Lier Pires Ferreira, pesquisador do NuBRICS, o Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense, na reunião semanal, realizada na última sexta-feira, do prestigioso Instituto Schiller de análises internacionais.
Ele fala sobre a participação dos países lusófonos na recente Assembleia Anual da ONU e sobre as relações entre o Brasil e Donald Trump, que, aliás, telefonou segunda-feira passada para o presidente Lula, dando ao governo brasileiro mais uma pauta positiva, como analisaremos também.
O programa No Fio da História vai ao ar todas as quartas-feiras, às 19h, no canal da Rádio e Jornal TODA PALAVRA no YouTube.










Comentários