top of page

Noruega, Espanha e Irlanda anunciam reconhecimento do Estado palestino


Cada vez mais países reconhecem o Estado da Palestina apesar de esforços do líder israelense Benjamin Netanyahu de tentar associar o gesto ao fortalecimento de um suposto terrorismo internacional.


Nesta quarta-feira (22), a Autoridade Palestina saudou o reconhecimento do Estado palestino pela Noruega, segundo a agência de notícias WAFA.


Após o gesto, Irlanda e Espanha também se manifestaram em favor do reconhecimento da Palestina como Estado. O premiê espanhol, Pedro Sánchez, declarou que seu governo vai se debruçar sobre a questão e que a decisão deve ocorrer já na próxima semana.


"Na próxima terça-feira [28 de maio], a Espanha aprovará o reconhecimento de um Estado palestino no Conselho de Ministros", disse Sánchez aos legisladores.


O primeiro-ministro irlandês Simon Harris também manifestou seu compromisso com o gesto, acrescentando que espera que outros países o façam nas próximas semanas, depois de conversar com líderes mundiais, segundo a Reuters.


"Hoje, a Irlanda, a Noruega e a Espanha anunciam que reconhecemos o Estado da Palestina", disse Harris em uma coletiva de imprensa. "Antes do anúncio de hoje, falei com vários outros líderes e homólogos e estou confiante de que mais países se juntarão a nós para dar este importante passo nas próximas semanas", acrescentou.


Segundo o líder irlandês, uma solução de dois Estados era o único caminho credível para a paz e segurança para Israel, a Palestina e os seus povos.


O reconhecimento da Palestina pela Irlanda será formalmente promulgado no dia 28 de maio, disse o ministro das Relações Exteriores, Micheal Martin, em sua conta no X (anteriormente Twitter).


Na última terça-feira (21), Benjamin Netanyahu sugeriu ter planos para uma presença militar de longo prazo na Faixa de Gaza para garantir sua "desmilitarização sustentável" após a derrota do movimento palestino Hamas para "impedir o ressurgimento do terrorismo em um futuro previsível".


Israel convoca embaixadores para explicações

Os embaixadores de Espanha, Irlanda e Noruega em Israel foram convocados ao Ministério das Relações Exteriores para explicações e receberem um aviso em relação à decisão de reconhecer a Palestina como Estado.


O ministério israelense também convocou seu embaixador na Espanha para consultas.


Da Sputnik Brasil

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page