Notícias falsas sobre vacina crescem nas redes

Negacionistas e grupos antivacinas já estão "trabalhando" a todo vapor para espalhar desinformação no Brasil e mundo afora, na tentativa de descredenciar a imunização contra a Covid-19. Pesquisas da União Pró-Vacina da Universidade de São Paulo (USP) e da Avaaz, divulgadas nesta sexta-feira (21/8), indicam que a "campanha" contra a vacina apresenta alta tendência de crescimento nas redes.

Vacina russa contra a Covid-19. RDIF/Reuters

Riscos inexistentes, argumentos infundados e teorias conspiratórias — como a utilização das doses para o implante de "chips" em pessoas — fazem parte do repertório das notícias falsas divulgadas.


O estudo da USP se baseou em dois grandes grupos antivacina do Facebook brasileiro e constatou que em dois meses (de maio a julho), as fake news sobre vacinas contra a Covid-19 aumentaram inacreditáveis 383%.


Já o estudo da Avaaz monitorou os 10 maiores sites de informações não confiáveis sobre saúde e descobriu que eles alcançam quatro vezes mais visualizações e interações com o público do que sites oficiais de instituições comprometidas com a ciência, como a OMS e o CDC. Dentre os conteúdos falsos relacionados à Covid-19 e analisados pelos pesquisadores da Avaaz, 30% são sobre a vacinação.


Segundo a Avaaz, as fake news sobre saúde rendem muito mais seguidores e curtidas do que as verdadeiras, o que ajuda a alimentar o movimento antivacinas e a estimular o crescimento das páginas de desinformação sobre a pandemia.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle