top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Nova iluminação em LED é ampliada na cidade

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), concluiu em abril mais uma etapa do processo de implantação de iluminação em LED na cidade. Foram instaladas 66 luminárias deste modelo na Rua Paulo Gustavo, em Icaraí, e 114 na comunidade do Palácio, no Ingá. Estão previstas implantações de lâmpadas LED nos túneis Raul Veiga e Roberto Silveira, que ligam os bairros de Icaraí e São Francisco, e também na comunidade da Igrejinha.

Em março, os moradores do Jardim Imbuí, que fica na região do Tibau, em Piratininga, receberam nova iluminação para as ruas. A operação trocou as 143 lâmpadas das 18 vias do bairro, promovendo mais segurança para a Avenida dos Pescadores e as ruas 20, 19, Tainhas, Augusto Rush, entre outras. O Jardim Imbuí se tornou o segundo bairro da cidade com todas as ruas com LED. O primeiro é a Ilha da Conceição.


Economia e durabilidade são dois pontos fortes das luminárias de LED. Com foco em aprimorar o serviço de iluminação da cidade, a Prefeitura de Niterói avançou nesse processo de substituição e, desde dezembro do ano passado, já trocou mais de 2 mil lâmpadas. Bairros da Zona Norte, do Centro, da Zona Sul e da Região Oceânica já foram contemplados pela melhoria, além da rua Gavião Peixoto, em Icaraí, do Morro da Penha e de ruas da Ponta D´Areia.


O prefeito Axel Grael destacou a importância dessa substituição alcançar todas as regiões da cidade.


“Essa transição em larga escala para as lâmpadas de LED significa um grande passo para Niterói. A iluminação está diretamente relacionada com o modo como os moradores vão ocupar os espaços da cidade e envolve questões de segurança, trânsito, esporte, cultura e muito mais. Mais do que iluminar, estamos promovendo esse serviço de forma inteligente. A substituição para o LED vai gerar uma economia de 50% no consumo de energia. Essas lâmpadas requerem menos manutenção e têm uma durabilidade maior”, afirmou Axel Grael.


Nas ruas, as equipes da Seconser colocam essa transformação em prática. Vias importantes de Niterói, túneis, comunidades e áreas esportivas na orla do município já foram contempladas pela mudança.

Nesta primeira etapa do cronograma, 16 comunidades, como a Vila Ipiranga, Grota do Surucucu, Palácio e Buraco do Boi ganharam um projeto de iluminação próprio de acordo com as necessidades locais. As praias da Baía e de Piratininga também receberam um planejamento específico, focado na padronização da iluminação esportiva.


“Estamos realizando as instalações na cidade com equidade. O LED está sendo instalado em comunidades, ruas de todas as regiões de Niterói. Passo a passo, vamos fazer com que o município alcance, ainda em 2024, a substituição de cerca de 30% da iluminação pública para o LED. Até julho, serão mais de nove mil pontos trocados por equipes da Seconser. Com essa iniciativa, pretendemos alcançar uma economia de 2.111 kWh/mês”, explicou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Ricardo Lanzellotti.


Os agentes da secretaria já passaram por ruas como a Alameda São Boaventura, no Fonseca, que já recebeu 285 lâmpadas LED. Outros exemplos são a Rua Benjamin Constant, no Barreto, que ganhou 97 lâmpadas, e a Rua São Lourenço, que vai ter 50 substituições.


Ainda seguindo o planejamento da secretaria, outras ruas no Fonseca também estão sendo beneficiadas, como a Souza Soares (25 lâmpadas), Santo Cristo (23), São Januário (25), Riodades (23), Alzira Vargas (11), Oscar Fonseca (19), Magnólia Brasil (18) e Renê de Souza Prestes (20).


No Caramujo, a Rua Artur Pereira da Mota vai receber 50 luminárias LED. Em Santa Bárbara, a instalação ocorreu na Avenida Nestor Perlingeiro. Foram, ao todo, 61 lâmpadas. A Rua Noronha Torrezão, entre Santa Rosa e o Cubango, recebeu 189 luminárias LED.


No Centro, a Rua Carlos Maximiliano recebeu 32 LEDs. Na Zona Sul, a Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco, tem mais 12 lâmpadas LED e a Rua Paulo César, em Santa Rosa, 48 luminárias.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

コメント


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page