top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Novos países do BRICS participam dos trabalhos com entusiasmo

Os países que se juntaram ao BRICS em janeiro de 2024 demonstram grande entusiasmo, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Ryabkov, na abertura do Fórum Acadêmico do BRICS.

"O trabalho está sendo feito com uma abordagem orientada para resultados, não sentimos que haja atritos, contradições e dificuldades adicionais na associação", disse Ryabkov.


Ele observou que mais de 30 países já expressaram seu desejo de se juntar ao BRICS.


"Estamos cientes de que a expansão da associação significa novos desafios. Temos que desenvolver uma determinada estrutura que seja compreensível para aqueles que estão interessados nela. Acho que os líderes dos estados tomarão uma decisão em Kazan, e isso significará um maior fortalecimento do grupo e a expansão do plano de sua interação com a maioria do mundo", disse ele, que é o sherpa da Rússia no BRICS.


Marco Aurélio Alves de Mendonça, técnico de Planejamento e Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) do Brasil, falou sobre o que pretende transmitir aos participantes do fórum.


"Há algumas contradições com as quais o Brasil tem que lidar durante as interações comerciais com outros países. Mas temos muito a aprender com a superação das dificuldades. E, claro, a posição do lado brasileiro é aumentar a cooperação no comércio. Dentro do grupo BRICS, devemos promover o diálogo e buscar pontos em comum para trabalharmos juntos", disse ele em um comentário exclusivo para a rede TV BRICS.


"Agora que a Etiópia está no processo de integração ao BRICS, o grupo é uma estrutura complexa. A importância das discussões em que estamos envolvidos no fórum é que elas nos ajudam a encontrar maneiras de chegar a um consenso entre os membros do grupo", observou Jafar Bederu Geletu, Diretor Executivo do Instituto de Relações Exteriores da Etiópia (IFA), em um comentário exclusivo a rede TV BRICS.


O principal evento da trilha de especialistas da presidência russa do BRICS em 2024, o Fórum Acadêmico do BRICS, teve início em 22 de maio em Moscou. Ele é organizado pelo Conselho de Especialistas do BRICS. A TV BRICS é a parceira internacional de mídia do fórum.


O evento está sendo realizado sob o lema "BRICS: Novas figuras no tabuleiro de xadrez mundial". Ele reunirá mais de 200 representantes da comunidade de especialistas dos países do grupo.


Os participantes do fórum discutirão abordagens para solucionar os desafios urgentes da governança global, formularão propostas para fortalecer a cooperação e encontrarão maneiras de desenvolver ainda mais a cooperação em todos os níveis. Eles se concentrarão na avaliação do progresso feito pelos países da associação em questões de interesse mútuo.


O evento resultará em recomendações para a Cúpula dos Chefes de Estado do BRICS que será realizada em Kazan, em outubro.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Комментарии


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page