NYT: 'Crise da Covid no Brasil é um alerta para o mundo'


(Reprodução)

O jornal The New York Times, o mais influente do mundo, publicou nesta quarta-feira (3) que a crise da Covid-19 no Brasil é um alerta para o mundo inteiro. A publicação cita o número recorde de mortes, com a disseminação de uma variante mais contagiosa do vírus que pode causar reinfecção.

O texto diz que “nenhuma outra nação que experimentou um surto tão grande continua lutando contra o número recorde de mortes” e que o sistema de saúde está à “beira do colapso”.

“Na terça-feira, o Brasil registrou mais de 1.700 mortes de COVID-19, o maior número de vítimas da pandemia em um único dia”, diz o jornal.

Segundo o NYT, estudos preliminares sugerem que a variante que atingiu a capital do Amazonas não é apenas mais contagiosa, mas também parece capaz de infectar algumas pessoas que já se recuperaram de outras versões do vírus.

“E a variante ultrapassou as fronteiras do Brasil, aparecendo em outras duas dezenas de países e em pequeno número nos Estados Unidos”, prossegue o texto.

Para ilustrar a situação que vive o Brasil neste momento, o jornal norte-americano destaca o caos ocorrido em Manaus durante o mês de janeiro.

“Os cientistas descobriram que uma nova variante, que ficou conhecida como P.1, havia se tornado dominante no estado (do Amazonas). Em poucas semanas, o perigo ficou claro quando os hospitais da cidade ficaram sem oxigênio em meio a uma multidão de pacientes, levando dezenas de pessoas à morte sufocada”, publicou.

vila_de_melgaco.jpg
Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3