NYT: EUA pretendem entregar tanques soviéticos à Ucrânia


(Foto: Sputnik/Grigoriy Vasilenko)

A administração Biden vai trabalhar com os parceiros para entregar tanques soviéticos com o objetivo de apoiar as Forças Armadas ucranianas na região de Donbass, informou nesta sexta-feira (1º) o The New York Times.

De acordo com a fonte do jornal na administração, a decisão de intermediar a transferência de tanques soviéticos, que os militares ucranianos estão habituados a operar, a fim de não perder tempo com treinamento, é uma resposta a outro pedido do presidente ucraniano Vladimir Zelensky.

Supostamente as transferências estão programadas para começar em breve; no entanto, ainda não se sabe quantos tanques serão transportados e de que países virão. De acordo com a fonte, os tanques permitirão à Ucrânia lançar ataques de artilharia de longo alcance contra posições russas na área.

A chegada dos tanques poderia mudar a situação na frente oriental, que tem sido dominada pela aviação russa.

A decisão de avançar com o envio dos tanques ocorre após Zelensky ter pedido à OTAN no domingo (27) para os países ocidentais enviarem aviões e tanques, além de armas antitanque e antiaéreas.

No mês passado, os EUA tentaram transferir vários caças MiG-29 soviéticos da Polônia, além de outros equipamentos. No entanto, Biden teria vetado a entrega das aeronaves após disputas com aliados da OTAN por temer uma escalada do conflito.


Fonte: Agência Sputnik

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg