top of page
banner multivacinacao niteroi mae e filha 780x90px 9 8 24.jpg

O futebol do Rio de Janeiro em tempos de pandemia


Fonte: Reprodução / Portal da FERJ

Por Eduardo Gomes


Desde março, a agenda do futebol carioca e nacional foi interrompida devido a quarentena estabelecida, como forma de tentar frear a pandemia do coronavírus que alcançou o Brasil.


A partir de então, várias dúvidas surgiram no mundo do futebol: Como ficará o calendário? Haverá Campeonato Brasileiro? E os estaduais, serão concluídos? Como os clubes manterão suas arrecadações sem a realização de jogos? Essas e outras foram algumas das questões que apareceram e, até o momento, permeiam as dúvidas de todos os envolvidos com o mundo do futebol.


No caso específico do Rio de Janeiro, a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) se reuniu no último dia 21 de abril com os departamentos jurídicos dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca, visando estabelecer parâmetros e caminhos possíveis dentro desse período de quarentena.


Como publicado no site da instituição, diversos temas foram problematizados nessa ocasião, como a “Suspensão temporária das parcelas do Ato Trabalhista, Contratos de Formação, Alteração do artigo 30 da Lei Pelé que dispõe sobre o prazo mínimo do Contrato Especial de Trabalho Desportivo, Suspensão temporária das parcelas do PROFUT ou revisão e reajuste, Legado da Copa do Mundo, Suspensão temporária da exigibilidade do pagamento de multas do TJD e STJD, Acordos Trabalhistas e Medidas Provisórias e Protocolo de Consciência.”


Em entrevista coletiva concedida online para diversos veículos de comunicação, ocorrida no último dia 24 de abril, o presidente da federação, Rubens Lopes, diz acreditar que o Campeonato Carioca 2020 deve retornar, passado o quadro de quarentena. Disse ainda o presidente que, provavelmente, os jogos nesse possível retorno serão realizados com portões fechados.


Além disso, Rubens Lopes garantiu que o campeonato irá “acabar dentro do campo”, ou seja, será decidido dentro dos regulamentos já estabelecidos por todos os clubes outrora. E, como opção para não adentrar no calendário de 2021, sugeriu a realização de jogos do estadual paralelos aos jogos do Brasileirão, dentro de um mesmo fim de semana. Todavia, uma possível data de retorno ainda não é cogitada pela federação, dada toda a situação ainda existente da pandemia no país.


O Campeonato Carioca foi interrompido em 16 de março de 2020, após a realização da 3ª rodada da Taça Rio. O Flamengo foi o clube campeão da Taça Guanabara e, assim, já garantiu presença em uma possível final da competição (pelo regulamento, caso vença também a Taça Rio e seja o clube com maior número de pontos na classificação geral, será declarado campeão sem a necessidade de realização da final).

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi mae e filha 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page