O mea-culpa de Paes por nomear Chiquinho Brazão secretário especial
Sete dias após a prisão dos irmãos Brazão, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), reconheceu pela primeira vez neste sábado (30) que errou ao nomear o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ) para o cargo de secretário especial de de Ação Comunitária (Seac) do município, em outubro de 2023 - o deputado foi exonerado do cargo em fevereiro deste ano. Preso no último domingo (24) pela Polícia Federal (PF), o parlamentar é apontado como um dos mandantes, assim como seu irmão Domingos Brazão, do assassinato da vereadora Marielle Franco .
"Foi um erro da minha parte colocar no governo uma pessoa que tinha suspeita no caso. É óbvio que posso aqui ter todas as desculpas do mundo, foram seis anos (de investigação) e todo mundo já tinha sido acusado de tudo, mas errei", disse o prefeito, durante evento de inauguração do BRT Transbrasil, no Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no centro do Rio. Após quase dez anos de obras, o corredor do BRT, que liga Deodoro ao TIG, começou a funcionar na manhã deste sábado. As informações são do Globo.
"O mais importante quando se erra é consertar o erro. Já tinha pedido que ele fosse retirado da secretaria, quando começaram a surgir os boatos", acrescentou Paes.
A nomeação de Chiquinho Brazão acontece em meio às novas suspeitas que recaem sobre o conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão por seu suposto envolvimento no caso do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Recentemente, a delação do ex-PM Élcio Queiroz trouxe reviravoltas para a investigação do assassinato da vereadora, implicando Brazão. Com isso, o caso será federalizado e passará a ser tramitado no STJ.
No momento da nomeação, em 3 de outubro do ano passado, o irmão de Chiquinho, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado RJ - foi demitido na última quarta-feira - já era investigado por seu suposto envolvimento no caso Marielle, em delação do ex-PM Élcio Queiroz - posteriormente confirmado na delação do também ex-PM Ronnie Lessa, preso como executor do assassinato.
留言