top of page

O mundo inteiro chora a morte do rei Pelé

  • 29 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

"A Morte do Rei Pelé: Uma Lenda Morre", destaca o jornal L'Equipe, da França (Reprodução)

A notícia da morte de Pelé, aos 82 anos, repercutiu rapidamente na mídia internacional. Em reportagem de destaque na capa de seu portal, o New York Times o classificou como "uma figura transformadora dos esportes do século 20". O jornal apresentou uma biografia do atleta e lembrou seu papel na popularização do esporte nos Estados Unidos. Entre 1975 e 1977, Pelé atuou pelo New York Cosmos, clube que disputou a liga de futebol do país até 1983.


Em reportagem publicada em seu site, o jornal francês Le Monde afirmou que Pelé foi "o monarca absoluto da bola redonda, o único jogador a ter conquistado três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970". Em suas redes sociais, o veículo também lembrou a forma como, certa vez, o já falecido craque holandês Johan Cruyff definiu o brasileiro: "o único jogador de futebol a ultrapassar os limites da lógica".


O L'Équipe, jornal francês dedicado ao esporte, estampou em seu site: "o rei está morto". O veículo foi o responsável por organizar, em 1980, uma votação que consagrou Pelé como o atleta do século. Participaram jornalistas das 20 mais importantes publicações de esportes do mundo. Na disputa, o brasileiro teve como companhia, respectivamente na segunda e na terceira posição, o atleta norte-americano Jesse Owens e o ciclista belga Eddy Merchx.


Outra referência internacional entre os jornais esportivos, o espanhol Marca destacou na capa de seu portal um vídeo com o título: "Os momentos inesquecíveis de Pelé: a grande obra de arte que nunca se viu, o drible impossível". O veículo assume a dificuldade da edição da imagens: "a magia do Rei encheria todas as páginas do jornal Marca. Então aqui você verá apenas uma pequena parte de um futebol que o elevou ao 'Olimpo dos Deuses'"


Na Argentina, o jornal Clarín apontou Pelé como "a primeira grande estrela mundial do futebol" e "um símbolo supremo do futebol espetáculo". Também destacou a "relação entre amores e ódios" com Diego Maradona, lembrando declarações elogiosas e ácidas de ambos e mencionando a paz selada em 2016.


Reportagens de capa foram publicadas ainda nos sites de diversos outros jornais, como o inglês The Guardian, o italiano La Stampa e o alemão Bild.


Mineiro de Três Corações (MG), Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, morreu nesta quinta-feira (29) em São Paulo aos 82 anos. Ele sofria com um câncer de cólon. Jogou futebol por 21 anos, sendo 18 pelo Santos e três pelo New York Cosmos. Pela seleção brasileira, disputou 92 partidas, marcando 77 gols.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page