O 'velho' Facebook muda de nome: agora é Meta


O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (28) que a empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp adotou o novo nome: Meta.

Zuckerberg explicou que sua empresa está adotando um novo nome como parte do esforço para englobar sua visão de realidade virtual para o futuro, também chamada de metaverso.

"Tenho orgulho em anunciar que, a partir de hoje [28 de outubro], nossa empresa é Meta [...] Vamos ser metaverso primeiro, e não Facebook primeiro", disse Zuckerberg durante conferência anual da companhia.

Após ser anunciado o novo nome da gigante tecnológica, as ações da empresa atingiram valores recordes.

Zuckerberg diz esperar que o metaverso alcance um bilhão de pessoas durante a próxima década. Segundo ele, o metaverso será um lugar onde as pessoas poderão interagir, trabalhar e criar produtos e conteúdos, no que Zuckerberg espera vir a ser um novo ecossistema que crie milhões de empregos para os criadores.

Porém, o anúncio da mudança de nome chega em meio a uma crise para a companhia, pois a empresa enfrenta um escrutínio legislativo e regulatório intenso em várias partes do mundo, após a revelação dos Facebook Papers. Na verdade, várias pessoas apontaram que a mudança de nome poderia ser uma tentativa de mitigar esse assunto.

O que acontecerá com Facebook?

A gigante das redes sociais informou nesta semana que sua divisão de hardware, Facebook Reality Labs, vai se tornar uma unidade de separada, e que o investimento nessa divisão reduziria o lucro operacional total deste ano em cerca de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 56,3 bilhões).

Zuckerberg acrescenta que o novo nome também reflete que, com o tempo, os usuários não precisarão de utilizar o Facebook para acessar outros serviços da empresa.

Lançado em 2004

O Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Meta inc. Em 4 de outubro de 2012, o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, sendo por isso a maior rede social virtual em todo o mundo. Em 27 de junho de 2016, atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos. A rede permite que qualquer pessoa que declare ter pelo menos 13 anos de idade possa se tornar usuário registrado do site.


Com a Sputnik

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg