top of page
banner multivacinacao niteroi mae e filha 780x90px 9 8 24.jpg

OAB-RJ realiza reunião pública sobre concessões e PPPs

O diálogo e a troca de experiências pautaram a 1ª Reunião Pública da Comissão para Acompanhamento, Arbitragem e Regulação de Concessões, PPPs, Entidades do Terceiro Setor e Serviços Públicos da Ordem do Advogados do Brasil (OAB). O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (6/7) no auditório da instituição, no Centro, reunindo o presidente da comissão Lauro Rabha, o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha, o secretário de Estado da Casa Civil Nicola Miccione, além de outros nomes da advocacia brasileira e representantes das concessionárias dos serviços públicos do Rio.

Divulgação

A reunião foi dividida em dois painéis que trataram de temas como o planejamento e desenvolvimento de novos modelos de concessão, implantação das agendas de Responsabilidade Sustentável, Social e de Governança (ESG/ODS), desafios das concessões de serviços essenciais, entre outros.


O advogado e presidente da Comissão da OAB Lauro Rabha comemorou a realização do debate e defendeu a eficiência que as PPPs podem trazer aos serviços prestados.


"Falar em parcerias público-privadas e concessões é falar de um modelo que assegura respostas rápidas para a população, por meio de serviços e atividades que são desempenhados com maior eficiência pela iniciativa privada", destacou Lauro Rabha, também organizador da reunião.


O vice-governador Thiago Pampolha traçou um panorama geral e falou sobre concessões de transporte, e energia, focando nos desafios das concessionárias de saneamento. Para ele, o sucesso do trabalho e os bons resultados perpassam por quatro itens: integração entre os entes, técnica, governança e escolha do melhor modelo de gestão.


"Este evento é fundamental para que nasçam ideias e para que estejamos sempre atentos para adequar e readequar pontos dos processos de trabalho, se necessário. Estamos conseguindo apresentar avanços reais mesmo diante de desafios como a estruturação eficaz de projetos e a capacitação de gestores públicos. É preciso cobrar fiscalização, além de garantir os investimentos, porque o principal objetivo de uma concessão é suprir as expectativas da sociedade", ressaltou Pampolha.


A iniciativa da comissão também foi enaltecida pelo secretário de Estado da Casa Civil Nicola Miccione.


"Quase tudo na vida do cidadão passa por alguma concessão. Por isso, a importância da criação desta comissão pela OAB. Hoje, debatemos aqui a importância desses processos e do papel do Estado no acompanhamento das concessões. Destaco o grande diferencial do Governo do Estado, que está na forma de lidar com essas empresas: com respeito e escolhas técnicas, pensando no bem do cidadão. É isso que vai gerar a segurança jurídica e a garantia da continuidade dos serviços", resumiu Nicola.


Ainda participaram do evento o presidente da OAB, Luciano Bandeira; o vice-presidente da Comissão, Wladimir Costa; o secretário municipal de Coordenação Governamental da cidade do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Arraes; a subsecretária da Secretaria Municipal da Casa Civil da cidade do Rio de Janeiro, Rosemary Macedo, entre outras autoridades.

Comentarios


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi mae e filha 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page