Obituário - Morre o chargista Ykenga
- Da Redação
- 2 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Morreu na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, vítima de infarto, o chargista Ykenga, que colaborou com suas charge e cartoons com o TODA PALAVRA desde o lançamento do jornal, em 2016. O humor ácido, sarcástico, carregado de forte conteúdo social e antirracista era a marca registrada de Ykenga, que fez sua estréia no jornalismo no semanário O Pasquim.
Caricaturista por profissão, Bonifácio Rodrigues de Mattos, nascido na Rocinha, é mais conhecido ficou conhecido pelo apelido com que a sua avó, africana, o chamava - Ykenga, cuja tradução para o português, segundo explicava, seria algo como "endiabrado".
Ilustrou diversas publicações e, além de O Pasquim, criou muitos cartuns também para os jornais Última Hora, O Fluminense, Jornal dos Sports, Jornal do Commércio, A Notícia, O Dia e Meia Hora.
Sua trajetória artística, marcada por uma fina ironia e um traço genuinamente brasileiro, contribuíram para romper barreiras e levar sua arte para os periódicos La Juventude, do Uruguai; Starchel, da Bulgária; Liberacion, da Suécia e na TV Brasil. Publicou o livro de cartum, "Humor à La Carte" e ilustrou "O Nascimento do Samba", escrito por Martinho da Vila, entre outros. Seu último trabalho editorial foi a publicação, em 2015, do livro "Casa Grande e Sem Sala", publicado pela editora Nitpress.
O velório será nesta quarta-feira (3/4) a partir das 7h da manhã, no Cemitério Parque da Paz, no bairro de Pacheco, em São Gonçalo, e o enterro está previsto para às 15h, no mesmo cemitério.
Comments