Ocupação de leitos de UTI no Rio não baixa de 90%


(Foto: Prefeitura do Rio)

Com 507 pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) por Covid-19, o sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro se mantém próximo do colapso, mesmo com a queda de 96% para 90% de ocupação dos leitos registrada entre domingo e esta terça-feira (9). O percentual de vagas ocupadas continua acima de 88% desde o começo de março.

A alta nas internações também pode ser observada nos leitos de enfermaria. Em 1° de março, 66% dessas vagas estavam ocupadas, percentual que chegou a 80% nesta terça.

Diante do aumento da demanda, na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde converteu 10 leitos de enfermaria do Hospital Municipal Ronaldo Gozolla para UTIs e abriu mais 58 leitos no Hospital Municipal Evandro Freire, sendo 29 de enfermaria e 29 de UTI.

As medidas restritivas mais rígidas adotadas na última semana, o que inclui o fechamento do comércio, às 20h, e de bares, às 17h, além da proibição de permanecer em vias públicas entre 23h e 5h, estão mantidas. O prefeito Eduardo Paes (DEM) já admitiu que medidas drásticas, como lockdown e toque de recolher, poderão ocorrer se a situação se agravar. O Distrito Federal, por exemplo, adotou lockdown desde a semana passada quando a taxa de ocupação atingiu 97,4%.

Vacinação indefinida

O município do Rio já vacinou 423.472 pessoas com a primeira dose da Covid-19, o que representa 6,28% da população carioca. Nesta terça-feira (9), pelo segundo dia consecutivo, foram imunizados os idosos com 77 anos.

De acordo com o calendário divulgado pela SMS, nesta quarta-feira (10) será a vez dos idosos com 76 anos serem vacinadas. A secretaria conta com o envio de novas remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde para manter o calendário como programado.

A aplicação da segunda dose em quem tomou a Coronavac continua normalmente. A SMS orienta que as pessoas devem ir à mesma unidade em que tomou a primeira dose, de preferência no período da tarde, e levar o comprovante de vacinação.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg