top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Olimpíada de Robótica: escola de Niterói passa para fase estadual

As equipes de Robótica da Escola Municipal João Brazil, localizada no Morro do Castro, se destacaram em mais uma fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024. Os grupos JB Defender e JB Storms conquistaram medalhas na Etapa Regional e estão classificados para a fase Estadual da competição. As provas aconteceram no último final de semana no Instituto Federal de Macaé.

Divulgação

Participaram das disputas sete competidores da unidade, nos níveis 1 e 2. No Nível 1, a vitória foi da equipe JB Defender, que alcançou o lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro. Já a JB Storms, recebeu a medalha de prata. Ambos estão classificados para a Etapa Estadual da competição, que acontecerá na cidade de Cabo Frio no dia 21 de setembro.


Divulgação

No nível 2, o protótipo desenvolvido pela equipe JB Origens foi destaque e ganhou o prêmio de “Melhor Design”. Já a JB Commander ficou em 4º lugar na competição geral. O professor Carlos Henrique Jorge, um dos idealizadores do projeto de desenvolvimento de robótica na Escola Municipal João Brazil, afirma que a competição foi muito emocionante.


“Foi muito gratificante ver os alunos brilhando mais uma vez. Alguns deles chegaram a um bom nível de competitividade em função de uma rotina muito intensa de treinamentos. Vejo muita dedicação neles”, pontuou.

Divulgação

O estudante Rafael Mendes, de 13 anos, é um dos mais antigos na turma de robótica da escola e é reconhecido como um grande entusiasta das competições. Ele é o montador do protótipo desenvolvido pela JB Defender, que foi campeão da Etapa Regional.


“Quando cheguei em Macaé, senti uma vibração muito boa. Nós nos organizamos, colocamos o robô na pista, deu tudo certo. Na hora da premiação me senti muito feliz. Lembrei que todo o tempo de treinamento valeu a pena. Agora, vamos continuar mantendo a rotina de treinos, mantendo o foco e trabalhando muito mais para que os nossos planos e objetivos deem certo”, destacou.

Divulgação

O Clube de Robótica da escola também teve um projeto aprovado para participar da Mostra Nacional de Robótica. O trabalho “Combatendo a Poluição Sonora na Escola: Robô Medidor de Ruído” será exposto e divulgado durante a Etapa Nacional da OBR, em Goiânia, dos dias 11 a 16 de novembro. O projeto uniu a tecnologia com a sustentabilidade e, além de ferramentas importantes para o funcionamento, como os blocos NXT e motores NXT, o equipamento foi produzido com materiais recicláveis, como o papelão, e materiais escolares, como bolas de isopor.


No ano passado, as equipes da unidade chegaram à Etapa Nacional da OBR, que aconteceu em Salvador, na Bahia, após vencerem as competições Regional e Estadual.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page