top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Olimpíada de Geoinformação une estudantes a soluções socioambientais


Alagamentos, poluição de rios, descarte irregular de lixo, desmatamento e áreas de risco de deslizamento. Esses são alguns dos problemas socioambientais que estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil poderão analisar e propor soluções na I Olimpíada Brasileira de Geoinformação. A competição convida alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a utilizar ferramentas de geoinformação que já fazem parte do nosso cotidiano, como aplicativos de mapas digitais, imagens de satélite, sistemas de informação geográfica (SIG), drones e até inteligência artificial para análise espacial. As inscrições são gratuitas, devem ser feitas pelo site e estão abertas até 16 de outubro.


Divulgação
Divulgação

A Olimpíada será realizada em duas etapas. Na primeira, os participantes devem identificar e registrar problemas locais com fotos, croquis ou mapas. Na segunda, aprofundam a análise utilizando geotecnologias para propor soluções e criar cenários futuros que possam transformar a realidade das comunidades.


A competição é executada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e conta com colaboração internacional da Universidade do Porto (Portugal).


Os recursos para a realização do evento são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como parte do Programa Pop Ciência; do Ministério da Educação (MEC), por meio dos Programas Escola em Tempo Integral e Escola das Adolescências; e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).


Além de certificados de desempenho (Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa), estudantes de escolas públicas premiados concorrem a 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), com critérios de inclusão para meninas, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Professores e escolas também receberão um reconhecimento oficial.


O resultado final será divulgado em 12 de dezembro de 2025. Para mais informações e ou entrevista, é preciso entrar em contato com a responsável pelo departamento de Geografia da UFRJ, Elisabeth Souza.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page