OMS: mortes no Brasil disparam e país é 3º no ranking global

Atualizado: 8 de fev.


(Foto: Bruno Calixto/Prefeitura do Rio)

Mais uma vez o Brasil superou todos os países da Europa e está abaixo apenas dos Estados Unidos e da Índia entre os países com o maior número de mortes pela covid-19. Os dados foram publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (7) e se referem à semana que terminou neste domingo (31 de janeiro a 6 de fevereiro). Com a disparada no número de óbitos, o Brasil ocupa a terceira posição do ranking, tendo uma população muito menor que dos EUA (329,6 milhões) e da Índia (1,38 bilhão). As informações são do colunista Jamil Chade, do UOL.

De acordo com os dados da OMS, na semana, foram registradas 5,2 mil mortes no Brasil, 7,8 mil na Índia e 16,4 mil nos EUA. Na semana anterior, o Brasil registrou 3,3 mil óbitos, o que já representava uma expansão de 88% em relação a uma semana antes.

O Brasil segue na contramão de países que tinham sido duramente atingidos pela onda da variante ômicron nas últimas semanas. Na lista de total de mortes registradas desde o início da pandemia, o país ocupa a segunda posição, com 631.802 óbitos. Os Estados Unidos, com 893.870, lideram. Em terceiro, segue a Índia, com 502.874.

Em número de novas contaminações, o Brasil, com 1,25 milhão de casos confirmados, repetiu a mesma posição da semana anterior e permanece em quarto. Contra 2 milhões, nos EUA; 1,6 milhão, na França; e 1.3 milhão na Alemanha.

A OMS alerta que a ordem é ainda agir com cautela, pois nem todos os países do mundo estão em condições de relaxar as medidas de controle e tratar o coronavírus como uma doença endêmica -como começam a fazer alguns governos na Europa. É que a opção por liberar a circulação do vírus, segundo a organização, pode acabar ampliando a crise sanitária e colocando uma pressão ainda maior sobre o sistema de saúde.

Na avaliação da OMS, em países onde o sistema de saúde é frágil ou a taxa de vacinação não atingiu níveis elevados, o risco de morte é real.

300x250px.gif
728x90px.gif