top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

ONU aprova resolução que pede cessar-fogo imediato a Israel e Hamas


(Foto: ONU)

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta sexta-feira (27) a resolução de armistício imediato na zona de conflito entre Palestina e Israel. Estados Unidos e Israel foram contra, buscando uma condenação mais explícita ao Hamas.


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em votação da proposta esquematizada pela Jordânia, adotou por esmagadora maioria a resolução de paz, com 120 votos a favor, 14 contra - incluindo os Estados Unidos e Israel - e 45 abstenções.


A votação acontece justamente após o anúncio de Israel confirmar a expansão de operações terrestres no território de Gaza, além dos bombardeios à região e o corte quase total de eletricidade, Internet e telefonia.


A resolução da Jordânia, em seu texto, apelou para uma "trégua humanitária imediata, duradoura e sustentada", exigindo que todas as partes cumpram o direito humanitário internacional e o fornecimento "contínuo, suficiente e sem entraves" de fornecimentos e serviços essenciais à Faixa de Gaza.


Em suas redes sociais, a ONU liberou a posição de todas as nações votantes. Dos países que foram contra, nota-se também a Áustria, a Croácia, a República Tcheca e a Hungria. Na América Latina, o único país que votou contra a resolução foi o Paraguai.

Votação na Assembleia-Geral da ONU da proposta de cessar-fogo da Jordânia, em 27/10/23 (Reprodução)

Além disso, a proposta apresenta a "libertação imediata e incondicional" de todos os civis mantidos em cativeiro, bem como exige segurança, bem-estar e tratamento humano, de acordo com as normas internacionais.


Durante a votação, que contou com a apresentação de emendas de diversos países, o Canadá solicitou uma alteração que condenasse o grupo islâmico Hamas e "a tomada de reféns", mesmo após votar pela abstenção.


A ação canadense veio em resposta à resolução apresentada por países árabes que apoiam a trégua imediata, mas que não haviam mencionado o Hamas como terroristas. Os EUA também apoiaram a alteração, criticando a resolução original apresentada pela Jordânia por não nomear explicitamente o Hamas.


Fonte: Agência Sputnik Brasil

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page