ONU divulga foto de Trump assistindo ao discurso de Lula pela TV
- Da Redação
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Uma imagem divulgada pela ONU mostra que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assistiu pela tela de uma TV ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da 80ª Assembleia Geral, em Nova York. A imagem registrada pelo fotógrafo Mark Garten ganhou repercussão porque, em sua fala, Lula dirigiu recados diretos a Trump e a "falsos patriotas" da extrema direita no Brasil.
Primeiro a discursar na terça-feira (23), Lula afirmou que ataques ao Judiciário brasileiro são “inaceitáveis” e que a soberania do país é inegociável. O presidente rejeitou a possibilidade de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado e ainda mencionou a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto ao governo de Donald Trump para impor medidas de retaliação ao Brasil.. "Não há pacificação com impunidade", ressaltou.
Lula também cobrou a regulação das redes sociais - as chamadas big techs norte-americanas - e criticou o genocídio de Israel contra o povo palestino em Gaza.
Segundo a discursar, Trump mencionou as tarifas comerciais impostas ao Brasil e usou fake news e alegações falsas sobre supostas interferências contra "direitos e liberdades" de cidadãos americanos, citando "censura, repressão, armamento, corrupção judicial e perseguição de críticos políticos nos Estados Unidos”.
Ainda durante o discurso, Trump revelou que conversou rapidamente com Lula nos bastidores e que teve "uma química excelente" com o presidente brasileiro, "que pareceu um cara muito agradável" e que terá um encontro na próxima semana "com o líder do Brasil". O encontro foi confirmado pelo Palácio do Planalto, que informou não saber ainda se a futura conversa será presencial ou por telefone.