top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

ONU realiza Conferência sobre a Água em Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque recebe a Conferência da ONU sobre a Água entre os dias 22 e 24 de março de 2023, que conta com apoio dos governos da Holanda e do Tadjiquistão. O encontro decidirá ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o tema, incluindo os que estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais.

Instalação de abastecimento de água apoiada pelo Unicef na vila de Gorora, estado do Mar Vermelho, Sudão / Foto: Unicef / Ammar

Mais de 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico gerenciados de maneira segura. Ambos os serviços são considerados um direito humano.


Muitas fontes de água estão se tornando mais poluídas e ecossistemas que provêm água estão desaparecendo. As mudanças climáticas estão prejudicando o ciclo da água, causando secas e enchentes. Água é um assunto de todos e a Conferência é inclusiva e multisetorial

Reprodução

A Conferência


Formalmente conhecida como Conferência da Revisão Geral Intermediária da Implementação da Década da ONU para Ação na Água e Saneamento (2018-2028) – é o evento mais importante sobre o tema nesta geração. Ela objetiva conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Com muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atrasados, o progresso na implementação do ODS 6 (água e saneamento) é crucial para o alcance dos demais Objetivos, particularmente os relacionados a saúde, alimentação, igualdade de gênero, educação, subsistência, indústria, clima e meio ambiente.


O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados ao tema.


Veja o vídeo e saiba mais:


Última conferência foi há quase 50 anos


A diretora executiva da Iniciativa Água Para Todos, do Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, falou sobre a expectativa para o evento. Catarina de Albuquerque lembrou que a última conferência sobre água da ONU aconteceu há quase 50 anos.


“A conferência de março vai ser um evento único nas nossas vidas. A última conferência realizou-se no mesmo ano em que foi lançado o primeiro filme do Star Trek", comentou.


Para ela, “muita coisa piorou” nos últimos 50 anos, citando as alterações climáticas, o derretimento das geleiras, aumento do nível médio das águas do mar, falta ou excesso de chuvas e uma série de incidentes que vêm impactando as pessoas e seus meios de subsistência.


Catarina de Albuquerque ressalta que a pandemia mostrou a necessidade crítica de acesso à água potável e ao saneamento básico. E que sem isso, não é possível garantir a saúde humana e proteção para futuras pandemias. Muitas fontes de água estão se tornando mais poluídas e ecossistemas que proveem água estão desaparecendo. As mudanças climáticas estão prejudicando o ciclo hídrico causando secas e enchentes.


O objetivo é conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Com muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, atrasados, o progresso na implementação do ODS 6, água e saneamento, é crucial para o alcance da Agenda 2030 particularmente os relacionados à saúde, alimentação, igualdade de gênero, educação, subsistência, indústria, clima e meio ambiente.


*Com informações da ONU Brasil

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page