top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

ONU reconhece estado de fome em Gaza e acusa Israel de crime de guerra


Segundo a ONU, estado de fome em Gaza é de responsabilidade de Israel (Foto: Eyod Baba)
Segundo a ONU, estado de fome em Gaza é de responsabilidade de Israel (Foto: Eyod Baba)

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente, nesta sexta-feira (22), o estado de fome da população de Gaza, após especialistas alertarem que cerca de 500 mil pessoas estão em situação "catastrófica" pela falta de comida na região. É a primeira vez que esse tipo de situação é declarada no Oriente Médio. Segundo a ONU, o estado de fome em Gaza é de responsabilidade direta de Israel, devido à “obstrução sistemática” de ajuda humanitária.


Após meses de advertências de organismos internacionais de direitos humanos, o quadro Integrado da Classificação de Segurança Alimentar (IPC), órgão da ONU com sede em Roma, reconheceu que a fome está em curso em Gaza, devendo se estender às regiões de Deir al Balah e Khan Yunis até o final de setembro e atingir cerca de 600 mil pessoas.


Segundo especialistas da ONU, dentre os cerca de 2 milhões de habitantes de Gaza, aproximadamente meio milhão enfrentam condições “catastróficas” de insegurança alimentar, o nível mais grave da escala do IPC, caracterizado por fome e risco de morte. Cerca de 1,14 milhão estão em situação de emergência para a fome, e outras 396 mil, em situação de crise para a fome. A região de Gaza representa 20% da Faixa de Gaza.


“A fome em Gaza poderia ter sido evitada se tivéssemos sido autorizados a agir”, afirmou o diretor de ajuda humanitária da organização, Tom Fletcher, durante uma coletiva de imprensa em Genebra. “Fazer as pessoas passarem fome por objetivos militares é um crime de guerra”, completou o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk.


Israel segue negando que a fome generalizada esteja assolando Gaza. O governo de Benjamin Netanyahu diz que é tudo “baseado nas mentiras do Hamas”. “Não há fome em Gaza”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores israelense, mesmo com dados da ONU e relatos internacionais apontando para uma grave crise humanitária no território palestino.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page