ONU sedia 80ª sessão comemorativa da Assembleia Geral
- Mehane Albuquerque
- há 3 horas
- 2 min de leitura
A presidente da Assembleia Geral da ONU, Annalena Baerbock, abriu a 80ª sessão da organização, que ocorre sob o lema "Trabalhando juntos: 80 anos de colaboração por paz, desenvolvimento, direitos humanos e o caminho à frente", conforme divulgado no site oficial da ONU.

Entre os dias 22 e 30 de setembro, ocorrerá uma semana de alto nível, com a participação de líderes globais. A programação inclui debates, cúpulas sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, inteligência artificial, além de reuniões dedicadas ao 80º aniversário da ONU e ao 30º aniversário da IV Conferência Mundial sobre a Mulher.
A sessão comemorativa foi precedida por uma reunião plenária. Ao fazer um balanço do ano que passou, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou a necessidade de os países superarem suas divergências, respeitarem o direito internacional e cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
"A carta não tem caráter autoexecutável. Ela exige que os países superem seus interesses nacionais e restaurem a confiança mútua, reconhecendo o que podemos alcançar por meio da cooperação e solidariedade", afirmou.
Em seu discurso, Annalena Baerbock pediu aos participantes da assembleia que se concentrassem em seus mandatos e cumprissem as obrigações assumidas. Ela também garantiu que representaria de maneira equitativa os 193 países-membros e assegurou que todas as vozes seriam ouvidas.
Entre as prioridades para o próximo ano, Baerbock destacou a reforma da ONU para celebrar os 80 anos da organização, além de promover a paz, o desenvolvimento sustentável e a proteção dos direitos humanos.
A sessão comemorativa visa destacar a importância da diplomacia multilateral na resolução dos desafios globais. A Rússia será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, cujo discurso na Assembleia Geral está agendado para o dia 27 de setembro.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA